Saiba mais sobre como agem os perfis maliciosos na rede social, como se proteger dos ataques e denunciá- los
Por Giulia Araújo, para Techtudo —
Scammers (ou fraudadores, em tradução livre) são perfis maliciosos usados para realizar golpes na Internet. O número de esquemas tem crescido tanto que o Instagram, em novembro de 2018, se posicionou contra os perfis criminosos. O ambiente online acaba facilitando ações ilegais, por conta da dificuldade de rastrear o criminoso e a falta de informação dos internautas de como denunciar. Esses perfis são mais difíceis de identificar que do um fake comum, pois eles agem como se fossem reais — postam fotos, legendas, stories e informações que conferem legitimidade para o perfil, que pode ser pessoal ou institucional.
Instagram pode ter até 95 milhões de perfis falsos

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.464.0_pt_br.html#goog_140371568700:00/00:41
Como um scammer age?
O golpista busca por algum retorno específico, informações bancárias ou pessoais, dinheiro, senhas ou algum outro artifício de valor. Eles geralmente agem de duas formas distintas: a primeira é roubo de informações a partir de links ou URL, prática conhecida como “phishing”. A segunda é a aproximação da vítima estabelecendo uma relação de confiança, podendo se apresentar como empresa, instituição ou como um pretendente.
O “scam romance” (também conhecido como “Catfish” ) é quando o criminoso estabelece um relacionamento com a vítima. Ele também pode ser chamado de “Golpe da Nigéria”, por ser comumente praticado por pessoas desse país onde o governo não tem como rastrear os criminosos. Após aplicar os golpes, os pretendentes desaparecem e criam novos perfis, aplicando novos golpes em outras vítimas.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/03/o-que-sao-scammers-entenda-a-fraude-no-instagram.ghtml