Justiça manda shopping prestar contas condominiais a lojista

Magistrado entendeu que é evidente a obrigação da administradora em prestar contas tendo em vista a relação jurídica entre as partes.

Shopping deve prestar contas de despesas condominiais e fundo de promoção e propaganda a agência de viagens locatária no local. Decisão é do juiz de Direito Luiz Gustavo de Oliveira Martins Pereira, da 8ª vara Cível de Guarulhos por entender que é evidente a obrigação da administradora em prestar contas tendo em vista a relação jurídica entre as partes.

(Imagem: StockSnap)

(Imagem: StockSnap)

A agência de viagens alegou que celebrou contrato de locação no shopping com prazo de vigência contratual de 60 meses. Além do locatício foi pactuado, à época, encargos comuns, despesas condominiais e fundo de promoção e propaganda.

Segundo a agência, apesar de ter solicitado informações diversas vezes, a administração central do shopping nunca realizou as prestações de contas e em decorrência das políticas adotadas em razão da pandemia, surgiram ainda mais dúvidas acerca dos valores de condomínio e fundo de promoções.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que é incontroversa a relação jurídica entre as partes e, dessa forma, é evidente a obrigação da administradora em prestar contas do período de locação.

“A ação tem por objeto encargos comuns, despesas condominiais e fundo de promoção e propaganda, bem como critério de rateio de despesas. O dever de prestar contas decorre da natureza do contrato entabulado. Não há dever de apresentar contas referente a outras lojas instaladas no empreendimento.”

Dessa forma, julgou o pedido procedente da agência de viagens e condenou o shopping a prestar contas à loja.

O escritório Matheus Santos Advogados Associados atua na causa.

  • Processo: 1036110-90.2020.8.26.0224

Veja a decisão.

__________

Por: Redação do Migalhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.