Você sabe o que é acessibilidade?

Acessibilidade é um conjunto de medidas voltadas a garantir que haja a possibilidade de acesso para pessoas que possuam necessidades especiais.

Para muitas pessoas que sofrem acidentes e que acabam ficando com sequelas importantes, um dos maiores traumas é justamente perder as capacidades de locomoção, seja de modo parcial ou total.

E o maior problema para estas pessoas é justamente a acessibilidade, afinal de contas, um dos maiores dramas para quem passa por este tipo de situação é justamente ter de ficar dependente de outras pessoas e também da boa vontade em relação às questões de acessibilidade.

Pois é por este motivo que a acessibilidade acabou ganhando um status tão importante nos últimos anos, com leis sendo criadas para atender às demandas das pessoas com necessidades especiais e também com uma preocupação maior por parte da sociedade para com este tipo de questão.

O que é acessibilidade?

Para quem ainda não sabe ao certo o que vem a ser a acessibilidade, ela nada mais é do que um conjunto de medidas voltadas a garantir que haja a possibilidade de acesso a um ou mais lugares para pessoas que possuam necessidades especiais.

A acessibilidade deve cuidar para que as pessoas com necessidades especiais consigam não apenas acessar lugares, mas também consigam se adaptar às suas condições, possibilitando, entre outras coisas, que estas pessoas consigam romper barreiras importantes para suas vidas.

Atualmente, a acessibilidade interfere na arquitetura e também no urbanismo, se colocando como parte importante e integrante destas duas áreas, e surgindo como um ponto importante que jamais deve ser deixado de lado em qualquer obra atual.

1. Acessibilidade atitudinal

Diz respeito ao comportamento das pessoas sem preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações. Por exemplo: usar o termo “pessoa com deficiência”, e não “deficiente”; ao falar com uma pessoa com deficiência, dirigir-se diretamente a ela, e não ao seu acompanhante; não tratar a pessoa com deficiência como “coitadinho”.

2. Acessibilidade arquitetônica

É promover a adequação de espaços e a extinção de barreiras físicas e ambientais dentro de residências, espaços públicos e privados, edificações e equipamentos urbanos. Exemplos: rampas, elevadores e banheiros adaptados, calçadas com piso tátil, etc.

3. Acessibilidade metodológica

É também conhecida como acessibilidade pedagógica e diz respeito à queda de barreiras nas metodologias de ensino. Exemplo: quando professores realizam trabalhos e atividades com o uso de recursos de acessibilidade para alunos com deficiência, como textos em braille ou textos ampliados. É também muito presente em ambientes corporativos, na análise dos postos de trabalho adequados aos profissionais com deficiência.

4. Acessibilidade instrumental

Visa superar barreiras em utensílios, instrumentos e ferramentas de estudo dentro das escolas e também em atividades profissionais, de recreação e lazer. Por exemplo,: quando uma pessoa cega tem acesso a um software de leitor de tela no computador.

5. Acessibilidade programática

Está relacionada às normas, leis e regimentos que respeitam e atendem as necessidades das pessoas com deficiência, e se necessário, utilizar adaptações razoáveis para incluir a todos. Um exemplo é a Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira da Inclusão  (LBI), ou a Convenção da ONU sobre Direitos da Pessoa com Deficiência.

6. Acessibilidade nas comunicações

Diz respeito ao acesso à comunicação interpessoal (como língua de sinais), comunicação escrita em livros, apostilas, jornais, revistas e comunicação virtual. Exemplo: a presença de intérprete de Libras e a audiodescrição de imagens, sejam elas fotografias, filmes, peças de teatro ou eventos em geral. .

7. Acessibilidade natural

Refere-se à extinção de barreiras da própria natureza. Um cadeirante, por exemplo, terá dificuldades em se locomover em uma vegetação irregular, ou uma calçada repleta de árvores. Outro bom exemplo de iniciativa nesse sentido são os projetos que oferecem cadeiras de rodas anfíbias para que as pessoas possam se locomover pela areia da praia e tomar um banho de mar.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.