A todo momento, novas tecnologias surgem com o objetivo de facilitar a vida das pessoas e empresas, e garantir processos mais ágeis. Nos últimos anos, e, especialmente em 2020, o mercado condominial passou a se adaptar aos aparatos tecnológicos com maior intensidade. Com a chegada do Pix nos condomínios não será diferente.
O nova forma de realizar pagamentos e transações bancárias do Banco Central levará diversos benefícios para síndicos e moradores. Além de agilizar os pagamentos, o Pix em condomínios tem grande potencial até mesmo para diminuir a inadimplência dos moradores.
Neste post, você irá conferir tudo o que precisa saber para modernizar seu condomínio e utilizar a nova ferramenta de pagamentos. Confira!
O que é o Pix?
O Pix é uma forma de pagamento instantâneo. Criado pelo Banco Central (BC), essa forma de pagamento permite que as transações sejam realizadas com maior velocidade, em poucos segundos. Além disso, através do PIX é possível realizar pagamentos em finais de semana, feriados e em qualquer hora do dia, sem ser necessário aguardar o próximo dia útil para a finalização da transferência.
O pagamento por meio do Pix em condomínios ainda garante toda segurança necessária para os moradores.
No decorrer do post, separamos um tópico com todas as vantagens de levar esse meio de pagamento para sua comunidade. Continue lendo!
Como o Pix funciona?
Para utilizar o Pix, você pode precisa possuir uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamentos pré-paga.
Confira como utilizá-lo em 2 passos:
1 – Cadastre a sua chave Pix
A chave Pix é a identificação que as instituições financeiras utilizam para reconhecer a sua conta no meio de pagamento.
No aplicativo do seu banco, você deve escolher quais chaves deseja cadastrar. Existem quatro opções:
- CPF/CNPJ;
- E-mail;
- Número de telefone celular;
- Chave aleatória.
A partir de uma dessas informações, as instituições financeiras conseguem vincular os demais dados da sua conta, agilizando o processo de transação.
Você pode escolher apenas uma das opções, ou cadastrar todas elas como sua chave Pix.
Feito o cadastro, o banco irá avaliar sua solicitação e te notificar conforme aprovar os cadastros!
O que é a chave aleatória?
De modo geral, a chave aleatória do Pix é um conjunto de letras, números e símbolos gerados aleatoriamente para identificar a sua conta.
Ou seja, se você não quiser enviar o seu telefone, CPF ou e-mail para alguém te transferir uma quantia, basta enviar este número aleatório.
2 – Selecione a opção “Pix” no app do banco
Se você deseja utilizar o Pix para pagar o condomínio, por exemplo, o caminho a ser seguido é bem simples.
Selecione a opção “Pix” e clique em “pagar”.
Se o boleto da sua administradora de condomínios é impresso, escolha a opção “Ler QR code” e aponte sua câmera para o código. Após isso, basta conferir os valores e finalizar o pagamento.
Quais são as vantagens do Pix?
Utilizando o Pix no condomínio, toda a comunidade se beneficia das vantagens.
Os condôminos podem realizar o pagamento das cotas condominiais a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa maneira, se um boleto vence no dia 15, não é preciso correr para fazer o pagamento até o fim do horário comercial. Assim, as chances de se tornar inadimplente e pagar juros diminuem.
Fazendo o pagamento do condomínio com o Pix, o morador também garante ainda mais segurança e agilidade nas transações bancárias, que são feitas de forma rápida através dos QR codes e concluídas em poucos segundos.
Para o condomínio em si, além de contar com um impacto positivo em relação à taxa de inadimplência, também aumenta a eficiência nos pagamentos. Recebendo pagamentos com o Pix, o condomínio tem disponibilização imediata de recursos, ou seja, se for necessário realizar um pagamento de emergência, as quantias das contas condominiais estarão disponíveis em poucos segundos.
O Pix reduz custos dos condomínios. O valor cobrado pela transação é menor que o custo de um DOC ou um TED, por exemplo. O que se torna uma opção vantajosa para o pagamento de fornecedores.
A partir de quando será possível pagar o condomínio com o Pix?
O Pix começou a funcionar em fase de testes no dia 3 de novembro de 2020 e, em 16 de novembro, passou a funcionar normalmente.
Contudo, para pagar o condomínio utilizando o Pix é preciso consultar se a administradora do seu condomínio já possui o meio de pagamento integrado ao sistema.
Pix nos condomínios: mais agilidade no pagamento
Agora que você já sabe quais são as vantagens de utilizar o Pix no condomínio, é hora de entender com sua administradora qual o prazo para a integração desse meio de pagamentos com o seu sistema!
Aderir o Pix no condomínio não é vantajoso apenas para a sua comunidade, mas também uma forma de estimular o uso da tecnologia no mercado condominial.
Gostou de saber mais sobre o uso do Pix em condomínios? Compartilhe este post em suas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos
Fonte: https://lar.app/blog/