Privacidade nas mídias sociais, como impedir que vazem!

Privacidade nas mídias sociais, como impedir que vazem! Veja como recuperar alguma privacidade e garantir que seu Facebook, Twitter e LinkedIn não vazem informações privadas.

A Internet pode ser um lugar desagradável, e a cultura de compartilhamento das mídias sociais geralmente vai contra as melhores práticas de segurança e privacidade. A maioria de nós, em algum momento, compartilhou nossos aniversários, fotos de nossos entes queridos, informações sobre onde moramos e viemos e outros conteúdos que talvez não devam ser tornados públicos online.

Na pior das hipóteses, as informações que você compartilha online podem ser aproveitadas para representar uma ameaça à sua segurança ou mesmo à segurança física. Os fundamentos para proteger sua presença online são praticamente os mesmos, independentemente dos serviços online que você usa.

O site Wired publicou um artigo muito interessante e que resolvemos reproduzir aqui para os leitores do Blog Minuto da Segurança. Antes de prosseguirmos com ações específicas para o Twitter, Facebook e LinkedIn, aqui está o que você deve estar ciente se quiser se proteger melhor online e se certificar de que suas informações tenham uma chance menor de serem abusadas.

Em geral, você deve garantir que amigos / seguidores em comum com acesso a contas restritas sejam pessoas em quem você confia, parece básico mas ainda tem muita gente que segue a ideia de “quanto mais amigos ou conexões mais popular eu sou” e seguindo isto aceita todo e qualquer pedido de conexão é enviado. Pesquise em seu histórico de postagens informações pessoais que possam ser usadas para roubo de identidade, para acessar suas contas ou para localizar seu endereço físico. Se necessário, tome medidas para removê-los em massa. Além disso, você pode verificar se há fotos suas que outras pessoas compartilharam nas marcadas, removendo todas as marcações se forem desnecessárias.

Quando se trata de proteger seu endereço físico, isso pode ser exposto de várias maneiras. Se você é vendedor do eBay e compartilhou links por meio de contas pessoais, observe que seu endereço geralmente é publicado junto com seus leilões. O mesmo pode se aplicar a outras listagens de empresas, bem como algumas listagens acadêmicas.

Se você estiver sendo ameaçado ativamente, é melhor restringir imediatamente o acesso, definir como privado ou, se necessário, suspender, excluir ou cancelar a publicação de suas contas. Ao fazer isso, você deve capturar imagens e relatar quaisquer ameaças que foram enviadas a você, antes de bloquear os responsáveis.Outras etapas que você pode tomar são: desabilitar o compartilhamento automático de localização, habilitar a autenticação de dois fatores para proteger suas contas, fazer backup e excluir postagens antigas sempre que possível e considerar o fechamento de contas não essenciais de mídia social que você não usa mais, especialmente aquelas associado ao seu nome real e identidade.

Agora, para alguns detalhes dados pelo site Wired.

Twitter

A segurança do Twitter foi recentemente examinada quando alguém fez uma engenharia social para entrar no painel de administração do site, permitindo que acessassem e postassem golpes de criptomoeda de algumas das maiores contas verificadas do site. Nenhuma das medidas abaixo pode protegê-lo se a própria rede social for comprometida, mas podem ajudar a mantê-lo protegido de vetores de ameaças mais comuns.

No próprio Twitter, certifique-se de que a marcação de local esteja desativada em seus tweets em Configurações> Privacidade e segurança> Informações de localização . Isso pode ser ativado acidentalmente se você reinstalar o aplicativo móvel, por exemplo, portanto, vale a pena verificar de vez em quando.

Em Detecção e contatos, desative a detecção de endereço de e-mail e número de telefone. Isso impedirá que as pessoas procurem sua conta usando suas outras informações pessoais – algo que é crucial se você deseja postar anonimamente.

Se você marcar Proteger seus tweets na tela principal de Privacidade e segurança , apenas as pessoas que seguem você poderão ver qualquer coisa de sua conta, passada ou presente. Eles também não serão pesquisáveis ​​publicamente. Se você não quer receber mensagens de qualquer pessoa do Twitter você deve desmarcar a opção em Mensagens Diretas.

O Twitter é agressivamente difícil de trabalhar se você deseja excluir muitos tweets ou parar de seguir muitas pessoas – a ponto da recomendação oficial ser criar uma conta inteiramente nova e trocar nomes de usuário.

No entanto, várias ferramentas de terceiros, como TweetDelete Tweepi , tornam mais fácil deixar de seguir vários usuários e excluir um grande número de tweets de uma vez. Esteja ciente de que as limitações da API do Twitter significam que pode levar uma quantidade significativa de tempo para parar de seguir centenas de pessoas ou excluir totalmente o histórico de postagem de uma conta de longa duração.

Faça backup de suas postagens antes de qualquer uma dessas ferramentas baixando seus dados do Twitter por meio das configurações de sua conta e lembre-se de revogar o acesso de tais ferramentas à sua conta assim que terminar de usá-las.

Também existem várias ferramentas para exportar seus seguidores. O Twlets da extensão Chrome Twitter to Excel é uma opção visivelmente fácil, mas você terá que se registrar e, se quiser baixar os detalhes de mais de 1.000 seguidores, deverá se inscrever ou comprar créditos. A planilha do Twitter-exporting Google Sheet de Martin Hawksey é gratuita, mas requer que você configure uma conta de desenvolvedor e crie uma chave de API.

Como alternativa, crie uma nova conta e passe por todos que você está seguindo em sua conta antiga antes de excluí-la ou bloqueá-la.

Facebook

Você encontrará as principais opções de privacidade do Facebook na tela de configurações. Na guia de segurança e login, você deve habilitar a autenticação de dois fatores, verificar quais dispositivos estão conectados e habilitar alertas para logins não autorizados se você suspeitar que alguém pode tentar invadir sua conta.

Na guia Privacidade , você pode definir quem pode ver suas postagens, incluindo postagens antigas – definir apenas para amigos ou privado. Você também deve definir a visibilidade da sua lista de amigos como Somente Eu ou Amigos, desabilitar as pesquisas baseadas em endereço de e-mail e número de telefone e possivelmente restringir as solicitações de amizade apenas para pessoas que já são amigos de seus amigos.

Essas configurações também incluem uma opção para revisar postagens anteriores. Isso o levará ao seu registro de atividades, onde você pode ver tudo o que postou, bem como tudo o que outras pessoas marcaram você. Você também pode acessar o registro de atividades clicando na seta que aponta para baixo à direita de Barra de ferramentas superior do Facebook, clicando em Configurações e Privacidade e em Registro de Atividades.

No Registro de Atividades, clique em Revisão da linha do tempo e em Postagens. Você pode selecioná-los por data, mostrado ao longo da barra de navegação à esquerda. Use o ícone ‘…’ no canto superior direito de cada postagem para excluí-los um por um. No entanto, se você usa o Facebook ou o Facebook Lite no telefone, provavelmente recebeu acesso ao feed Gerenciar atividades , que permite enviar várias postagens para uma lixeira, da qual podem ser recuperadas por 30 dias antes de serem totalmente excluídas.

Na página de registro de atividades móvel, toque em Gerenciar Atividades na parte superior. Você pode então filtrar suas postagens anteriores por data e conteúdo e usar as caixas de seleção para selecionar várias postagens para excluir ou arquivar de forma privada. Se você já tem sua conta há muito tempo, a exclusão total ainda demorará, mas é uma boa maneira de manter o hábito de exclusão regular.

Também no celular, desative os serviços de localização para evitar anunciar inadvertidamente seus movimentos.

Se você precisar se livrar de todo o seu histórico de postagem, talvez queira usar ferramentas de terceiros mais convenientes, como Delete All Messages for Facebook e Social Book Post Manager para Chrome. Esteja ciente de que a eficácia de tais ferramentas depende de fatores como o Facebook, que não altera sua API e a velocidade de sua conexão com a Internet. Como sempre, faça backup de seus dados antes de excluí-los e remova as ferramentas de seu navegador quando terminar.

Se você planeja fechar ou desativar temporariamente sua conta, você encontrará essas opções na guia Suas informações do Facebook , bem como uma opção para baixar um arquivo completo de todas as suas postagens e atividades na plataforma – você também deve aproveitar isso antes de excluir postagens em massa.

As ferramentas do Facebook para visualizar e remover a amizade das pessoas também são mais fáceis de trabalhar do que as do Twitter: na página principal do seu perfil, clique na guia Amigos para navegar por eles e clique no rótulo Amigos ao lado de alguém para produzir um menu suspenso e clique em Remover amizade para removê-los. Infelizmente, não foi possível encontrar nenhuma ferramenta funcional para automatizar esse processo.

LinkedIn

Por sua própria natureza, seu currículo do LinkedIn – ou qualquer outro currículo online que você possa ter – pode revelar uma grande quantidade de informações sobre onde você trabalha, onde mora e como entrar em contato com você ou com seu empregador.

É uma boa ideia remover todos os endereços de e-mail ou números de telefone desnecessários, especialmente aqueles que você usa principalmente para assuntos pessoais, e usar as configurações de privacidade do LinkedIn para definir seu perfil privado, escolher se pessoas fora de sua rede de contato podem ver seu nome ou não quaisquer contas de mídia social vinculadas e alterar seus dados de localização geográfica. Também é uma boa ideia definir informações como sua data de nascimento visível apenas somente pra você  (Only Me) na opção de edição (ícone de lápis) em seu perfil principal.

Você também pode fechar ou desativar temporariamente sua conta. Depois de bloquear algumas configurações básicas de segurança, como restringir quem pode ver seu endereço de e-mail, o principal a verificar é quais informações pessoais seu currículo pode revelar.

O LinkedIn está tentando entrar no território das redes sociais mais convencionais. Se você já usou isso e deseja excluir suas postagens, vá para Eu> Postagens e atividades para ver todo o seu feed de atividades. Infelizmente, você terá que deletar um post de cada vez, pois não há opções de deleção em massa aqui.

Informação na natureza

Violações de dados massivas são um fato infeliz da vida online. Visite Have I Been Pwned para verificar se seus endereços de e-mail, senhas ou outros dados pessoais foram expostos em alguma violação.

Como prioridade, certifique-se de ter alterado sua senha para os serviços violados e que não a tenha reutilizado em nenhum outro lugar. Infelizmente, não há muito que você possa fazer em relação à maioria dos dados pessoais roubados, exceto estar ciente do fato de que agora eles podem estar à solta.

Se você está preocupado com nomes reais, números de telefone ou endereços que estão sendo discutidos em conexão com seus identificadores online, execute os termos em alguns mecanismos de pesquisa juntos. Se estiver preocupado com a publicação online dessas informações, você pode criar um Alerta do Google para enviar um e-mail se ele aparecer.

Verifique seus sites, os de seu empregador e de quaisquer instituições acadêmicas, clubes ou instituições de caridade com os quais você trabalha para garantir que eles não compartilhem muitas informações pessoais reveladoras sobre você. Finalmente, em qualquer lugar online onde você não precise ser pessoalmente identificável, use um pseudônimo.

Fonte: Wired

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.