Os golpes dos scammers e seus reflexos

Como ele surgiu e quais seus caminhos

Para falarmos sobre scammer, precisamos falar de como ele surgiu.

País com alto índice de corrupção, a Nigéria carrega a sina de ser associada a esse tipo de fraude, também conhecida como 419 Scam – número do artigo referente ao estelionato no Código Penal do país, equivalente ao 171 brasileiro. Não pense que as semelhanças acabam por aí, lá, como aqui, esse tipo de crime, dificilmente resulta em prisão eficiente. Muitos respondem em liberdade até o julgamento, e quando o julgamento acontece, entende-se que já houve o decurso de prazo, não cabendo ajuizar uma ação. Não são apenas os nigerianos que praticam o golpe, criado por volta dos anos 80, eles se tornaram experts no assunto. E, nos últimos anos, ele passou a ter um comportamento mais violento, tendo crimes mais pesados associados, como o Trafico Internacional de drogas é o mais praticado entre os scammers.

Os scammers, começaram a aparecer na década de 1980, mais precisamente, durante a Guerra do Golfo, os nigerianos, são responsáveis pelo surgimento do Golpe de Romance na Internet, ele passou a ganhar força, com perfis falsos criados por eles usando fotos de militares dos USA. Esses militares, tinham suas fotos roubadas de suas redes sociais, e a partir dali, iniciava a preparação do golpe, além dos perfis falsos eles também criavam e- mails.

Normalmente eles usam o nome ou parte do nome do respectivo militar. Esses criminosos mais conhecidos como scammer, após criar esses perfis, entram em sites de relacionamento, para escolher suas vítimas, com o passar do tempo e avanço da tecnologia, eles acabaram ganhando força e fazendo uso de outras plataformas também.

Após alguns dias de conversa com a vítima, o scammers, inicia a sua busca por dinheiro, esses pedidos podem aparecer de diversas formas como, para pagar hospitais, médicos, hotel, para comprar um celular, baba ou escola, para filhos ou mãe doente, alugueis de máquinas, pagar taxa de alfândega, e assim vai, sempre com as mesmas alegações, porque o dinheiro está bloqueado.

Hoje, os scammers estão diversificando, usando fotos de médicos, atores, empresários, e continuam a aplicando os golpes. Muitos anos depois é impossível mensurar os valores que esses criminosos já adquiriram, somente este ano já recebi por volta de 200 denúncias, e somente 10 vítimas chegaram a procurar a delegacia para fazer a denúncia, muitas não vão, por vergonha, por medo de sentir hostilizada, e quando uma vítima procura as autoridades elas não a atenção espera. Antigamente, podíamos dizer que seria impossível uma investigação mais ampla, até porque esses criminosos se encontravam em outros países, hoje eles migraram para o Brasil, além de estar roubando nosso país, eles roubam dinheiro das vítimas, a auto estima, a esperança de um futuro e muitas vezes roubam a própria vida, e mesmo assim não estão sendo punidos.

Eles utilizam dados de brasileiros como CPF, RG e contas bancarias de brasileiros, mais conhecido como 171 o estelionatário (a) para receber o dinheiro do golpe.

Tem se notado um grande crescimento de denúncias de contas bancaria do banco do Brasil, inclusive, algumas são de Africanos e Sul Africanos, que possuem Portaria 1853 de 29/10/2018 para EXPULSAR do território nacional, em conformidade com o art. 54, §1º, inciso II, e §2º, da Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017 por terem sido presos por Trafico Internacional de Drogas.

Acredito que por traz desses golpes de scammers, existe muitos outros golpes, que estão sendo deixado de lado pelas autoridades Brasileiras continuando invisíveis aos olhos da lei.

Como podemos exigir uma investigação mais contundente, se a lei e portarias não são cumpridas? Esses crimes são atribuídos ao Estelionato no Art. 171 do direito penal, Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

A falta de autoridades mais eficazes e com leis mais rígidas os brasileiros não sofreriam tantos golpes. Tanto no Brasil, como na Nigéria, os scammer não são julgados ao rigor da lei, para que não volte a cometer mais crimes.

Abrimos a nossa porta para os estrangeiros e juntamente vem esses criminosos para roubar nosso pais, para roubar nossos brasileiros, e por não termos legislação eficaz para punir estes tipos de crimes. Já se passaram 9 anos, e toda vez que se fala sobre os scammers, parece novidade.

A 9 anos o GKSCANONLINE vem conscientizando, com divulgações, matérias expondo a verdadeira face deste crime, a lei 12.737/2012 que cuida dos Crimes Cibernéticos, não estão danos a atenção devida. Esses golpes, faz vários tipos de vítimas e de várias formas diferentes, temos a vítima que tem sua imagem, nome e identidade roubada, e estão sendo usada por criminosos, tem vítimas que acreditam nesses romances, e acabam investindo alto e contraindo altas dividas.

Quando os golpes iniciaram, houve uma grande manifestação do exército dos USA, para que esse crime fosse divulgado de forma mais clara e eficiente. Hoje, ainda encontramos soldados em suas redes sociais pedindo socorro e ajuda das autoridades para que investiguem os crimes dos scammers.

Aqui vai meu apelo as autoridades, de uma atenção especial a estes tipos de golpes e atente o que está por traz.

Eu espero que um dia, alguém atenda os gritos de socorro desses soldados e mulheres, e que não deixe cair no esquecimento.

O Brasil, Nigéria e Malásia, hoje são os países conhecidos por abrigarem scammers, o mais conhecido golpe do amor.

E juntos somos mais fortes


Por Glauce Lima: idealizadora do Projeto GKSCANONLINE

Silvana de Oliveira: Formada em Marketing e Marketing Digital, vice-presidente da Just Arbitration, Câmara de Mediação conciliação e arbitragem desde 2006, atuando em mediação familiar, direito condominial e imobiliário, em gestão e compliance, Práticas em Tratamento de Denúncias pela CGU, sindico profissional, colunista da revista aEmpreendedora e sócia do programa Encontro e Reencontros.


Não reproduza o conteúdo sem autorização do WorkingFreeLancer. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.