Por Julião Cavalcante
Gestor e Consultor condominial, associado ao IBRADIM-SP
O síndico
O síndico é considerado uma das pessoas mais importantes no condomínio, é ele o grande maestro e usa bem a batuta para gerenciar os destinos do condomínio. Ele possui diversas funções e atividades a serem realizadas no ambiente. E é a pessoa com a maior responsabilidade para a fluência e boa vivência no condomínio.
O síndico morador sem conhecimento que se candidata para fazer frente a outro candidato não está fazendo o bem para o condomínio, pois está entrando sem base administrativa.
Deveres do síndico
“Tanto o síndico de primeira viagem como o mais experiente têm de estar cientes com o cumprimento de alguns deveres no condomínio”.
1- Cuidar bem das inspeções prediais periódicas (corretivas e preventivas);
2- Manter a vigilância financeira do condomínio com regularidade;
2- Abrir conta conjunta do condomínio com o subsíndico ou presidente do conselho fiscal;
3- Realizar contrato de auditoria preventiva para garantir a transparência financeira e administrativa do condomínio;
4- Contratar um advogado com conhecimento de direito condominial para defender o condomínio no novo normal.
“Com isso, para que se tenha uma boa administração e gerenciamento condominial, o síndico precisa, entre outras coisas, manter a ordem, a segurança, a transparência condominial, a tranquilidade, a limpeza e a legalidade do condomínio para manter uma boa qualidade de vida para a comunidade condominial.”
Como síndico, você deve se garantir para garantir o que todos os condôminos precisam, que são: A saúde, o sossego e a segurança, principalmente em época de pandemia.
No novo normal o síndico deve sempre se manter fora da caixa para agregar novos conhecimentos a sua bússola administrativa para não deixar o condomínio ficar a deriva.
” Que povos somos nós se não sabemos o que queremos”
Autor desconhecido.