Responsabilidades do síndico e da administradora: entenda a diferença

No dia a dia dos condomínios, diversas pessoas e empresas são responsáveis por seu bom funcionamento. Seja síndico, morador, zelador, conselheiro fiscal ou a própria administradora de condomínios, cada um possui suas respectivas funções. Porém, quando falamos de responsabilidades do síndico e da administradora, quais são as diferenças?

Se você é síndico, é imprescindível saber suas funções para fazer um bom trabalho e exigir um bom trabalho da administradora. Se você é morador, é importante entender as responsabilidades do síndico e da administradora para que, além de exigir um bom trabalho, também participe mais ativamente das pautas do condomínio. Continue lendo o post e saiba a diferenças de função!

Quais são as funções do síndico?

O síndico é o responsável legal pelo condomínio. Ou seja, ele responde judicialmente por tudo que possa acontecer no empreendimento. Segundo o artigo 1.348 do Código Civil, o síndico possui 9 deveres:

  • Convocar a assembleia;
  • Representar, ativa e passivamente, defendendo os interesses comuns;
  • Informar à assembleia sobre qualquer procedimento judicial ou administrativo;
  • Cumprir as normas do condomínio (e fazê-las serem cumpridas);
  • Atuar na conservação do espaço;
  • Elaborar os orçamentos de receitas e despesas anuais;
  • Combater a inadimplência;
  • Prestar contas à assembleia;
  • Cuidar do seguro da edificação.

Em nosso post sobre os 9 deveres do síndico segundo o Código Civil explicamos cada um deles, não deixe de conferir!

E além do Código Civil, quais as funções do síndico?

Como você viu, o síndico é o responsável legal do condomínio. Mas, além de responder judicialmente, a pessoa que está no cargo está mais próxima do dia a dia dos condôminos. Se for um síndico morador, principalmente, ele conhecerá o condomínio em cada uma de suas particularidades. Veja algumas das funções!

Conciliar

Por estar presente no condomínio com maior frequência que a administradora, o síndico conhece melhor as necessidades de cada morador. Sendo assim, o síndico é peça fundamental para entender as sugestões e necessidades dos moradores e levá-los até a administradora para que sejam colocados em prática.

Convivência

Outro papel do síndico é garantir a boa convivência no condomínio. Isso se dá desde a comunicação direta com os moradores, a partir de comunicados e grupos de Whatsapp. Além disso, também é responsável pela apuração de notificações e multas para os condôminos que podem deixar de cumprir as normas da convenção e regimento interno do condomínio.

Pensar nas pessoas

De maneira resumida, umas das principais diferenças entre as responsabilidades do síndicos e da administradora diz respeito ao modo de ver o condomínio. O síndico é fundamental para garantir que as ações da administradora impactarão o coletivo de maneira positiva. Nesse momento, o gestor do condomínio deve pensar não só nos moradores, mas também nos funcionários, subsíndico e equipe de administração!

Não deixe de conferir nosso e-book “Virei síndico, e agora?”, o manual do síndico iniciante. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Quais são as funções da administradora de condomínios?

Para que o síndico possa investir seu tempo pensando em ações para o bem coletivo dos moradores, é preciso que um bom trabalho de administração do condomínio esteja sendo feito. Confira as principais atribuições da administradora de condomínios:

Cumprir a convenção condominial

Cada condomínio possui uma convenção condominial particular. Neste documento está definido quais funções competem ao síndico e à administradora no empreendimento em questão. Dessa maneira, antes que começar a operar no condomínio, é necessário que a equipe da administradora de condomínios tenha ciência dessas normas.

Gestão financeira

Dentre as responsabilidades da administradora, está a gestão financeira do condomínio. A empresa fica responsável por efetuar e receber os pagamentos de fornecedores, condôminos e tudo o que entra e sai do caixa do condomínio.

Realizar cotações com fornecedores

Antes de realizar obras ou implementar mudanças no condomínio, é necessário fazer o orçamento. O mais comum é que a administradora pesquise três empresas diferentes, apresente ao síndico, que por sua vez, apresentará aos moradores para aprovação.

Nesse momento, é de extrema importância que a transparência prevaleça e nenhum fornecedor ou a própria administradora tenha vantagens com os serviços e transações realizadas.

Prestar contas ao condomínio

Ao final de todo mês, todas transações, compras e contratos fechados para o condomínio devem ser apresentados ao síndico e aos condomínios. Essa é a prestação de contas do condomínio.

A partir deste demonstrativo, o síndico, condôminos e a própria administradora tem a transparência garantida em seu dia a dia.

Esclarecimento de dúvidas

No dia a dia do síndico, dúvidas podem surgir quanto à gestão dos funcionários, pagamento de impostos, cobranças, entre outros. A administradora tem papel fundamental para sanar essas dúvidas. Bem como, possíveis dúvidas dos moradores quanto às normas do condomínio, presentes na convenção e regimento interno.

Além disso, a administradora é um ponto de contato para os colaboradores do condomínio, pois esclarece dúvidas sobre folha de pagamentos, benefícios e escala de serviços.

Responsabilidades do síndico e da administradora: trabalho em conjunto

Apesar de cada uma das partes possuírem funções específicas, as responsabilidades do síndico e da administradora se completam e dependem umas das outras. Bem como, ambas as partes dependem dos colaboradores, conselho fiscal, subsíndicos e principalmente dos colaboradores para garantir o bom funcionamento do condomínio.

Porém, é importante que desde o ínicio, todos tenham clareza sobre as responsabilidades do síndico e da administradora. Assim, erros de processo e de comunicação são prevenidos e a qualidade de vida de todos é assegurada!

Gostou do nosso conteúdo sobre a diferença das responsabilidades do síndico e da administradora? Compartilhe em suas redes sociais.


Fonte: https://lar.app/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.