5 dicas para controlar a inadimplência em condomínio durante crises

Uma das maiores preocupações dos síndicos brasileiros, diz respeito à saúde financeira do condomínio. Em momentos onde o país passa por situações complicadas, essa preocupação se torna ainda maior. É necessário encontrar estratégias para driblar essas situações. E, uma delas é buscar maneiras de controlar a inadimplência em condomínio durante crises.

Para que a saúde financeira de um condomínio se mantenha em dia, é de extrema importância que a única fonte de verba desses empreendimentos continue entrando no caixa: a taxa condominial. Ou seja, que os moradores continuem contribuindo com a mensalidade do condomínio. Pensando nisso, nós da LAR.app separamos 5 dicas para você controlar a inadimplência em condomínio durante crises.

1 – Mostre aos moradores a importância da taxa condominial

Assim como uma empresa, um condomínio precisa realizar a gestão de funcionários, pagar fornecedores e ter um fundo de reserva de segurança. Isso só é possível quando o condomínio tem dinheiro em caixa, ou seja, quando os condôminos estão em dia com a mensalidade do empreendimento.

Muitos moradores não têm noção do impacto que a taxa condominial exerce sobre o funcionamento do condomínio. Por isso, deixam de pagar as mensalidades e tornam-se inadimplentes.

Dessa maneira, é importante que o síndico lembre os moradores e mostre através da prestação de contas onde a quantia da taxa condominial é gasta mensalmente.

2 – Em momentos de crise, seja transparente

Não somente em momentos de crise, mas no dia a dia dos condomínios a transparência deve guiar as atitudes do síndico e da administradora de condomínio.

Disponibilizar as informações que dizem respeito à saúde financeira do condomínio para os moradores, faz com que os mesmos saibam a realidade do empreendimento onde vivem. Em conjunto ao tópico anterior, auxilia na percepção de como suas vidas são impactadas caso as contas do condomínio não estejam caminhando bem.

Com esse entendimento, é provável que o pagamento da taxa de condomínio entre como uma das prioridades durante a organização de contas mensais dos moradores.

3 – Crie uma periodicidade de cobrança

Como falamos em nosso e-book “Inadimplência em condomínio: teoria e prática para diminuir o índice”, diversos condôminos deixam de pagar o condomínio apenas por se esquecerem da conta.

Sendo assim, uma dica é criar uma régua de relacionamento com os moradores via e-mail. Por exemplo, a cada dez, cinco e um dia antes do vencimento do boleto, o condômino recebe um e-mail lembrando-o que a data está próxima. Para isso, a ajuda da administradora do condomínio é indispensável.

4 – Faça um plano de conciliação

Como uma maneira de incentivar os moradores inadimplentes a acertarem a dívida com o condomínio, uma estratégia é criar planos de conciliação.

Para isso, é preciso realizar uma análise profunda sobre a situação financeira do condomínio e observar se é possível adotar esse plano. Reduzir ou anular os juros da cobrança também pode ser uma maneira de obter uma maior adesão na quitação da dívida por parte dos moradores.

5 – Olhe pela perspectiva dos condôminos

Quando falamos sobre maneiras para controlar a inadimplência em condomínio durante crises, é preciso ser flexível é observar com empatia a situação dos condôminos.

Nesses momentos, diversas pessoas podem ter perdido o emprego ou terem reduções nos salários. É necessário que essas situações sejam observadas com cuidado, pois na maioria das vezes, a situação é refletida em toda a população.

Outro fator a ser observado são os moradores que são inadimplentes há muito tempo e moradores que sempre tiveram as mensalidades pagas em dia. No momento de conciliação, essa questão deve ser levada em conta!

Controlar inadimplência em condomínio durante crises: uma tarefa nada fácil

É de suma importância que o síndico seja preparado e se previna traçando planos para algumas situações adversas. Essa pequena atitude pode ter um impacto extremamente positivo na saúde financeira do condomínio e na qualidade de vida dos moradores!

Gostou do nosso post sobre como controlar a inadimplência em condomínio em períodos de crise? Compartilhe em suas redes sociais.


Fonte: https://lar.app/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.