Veja perguntas e respostas sobre a fatura de água da Sanepar

Por G1 PR


Situação de emergência hídrica no Paraná
Situação de emergência hídrica no Paraná

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Cláudio Stabile, falou, em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC, nesta quarta-feira (13), sobre a situação de emergência hídrica que o estado enfrenta atualmente e também sobre problemas com relação à fatura mensal. Assista ao vídeo.

“Nós estamos vivendo uma situação atípica, não só por causa da estiagem, o planeta vive uma situação atípica. Nós estamos vivendo uma pandemia de coronavírus, e as pessoas estão ficando muito mais em casa. Pelo que eu vejo, as pessoas ficam ainda mais ansiosas e, por fim, elas têm um consumo ainda maior do que o normal. Então, o pedido é sempre o mesmo. Para que as pessoas entendam a situação atual e que façam uso racional de água, um uso mínimo”, ressaltou.Sanepar tira dúvidas sobre faturas  — Foto: Reprodução/RPC

Sanepar tira dúvidas sobre faturas — Foto: Reprodução/RPC

A possibilidade de rodízio, como ocorre em Curitiba e região, não pode ser descartada para outras cidades do estado, segundo o presidente da Sanepar.

Stabile também tirou dúvidas sobre problemas em relação à fatura dos clientes. Veja abaixo algumas perguntas e respostas.

A conta veio com um grande reajuste em relação ao mês passado. O que fazer?

– Segundo Stabile, são várias situações que podem ocasionar esse problema.

“Nós temos a questão de vazamentos, nós temos a questão da ausência do morador, que dificulta a leitura pelo leiturista e aí é preciso fazer o cálculo pela média”, explicou. Ele disse ainda que, no início dos casos de Covid-19, muitas contas precisaram ser calculadas pela média mensal, mas que isso já não está mais ocorrendo.

Conforme o presidente da companhia, ninguém deve pagar o que não é devido. “Então, todo erro que existir pela companhia, será corrigido”, declarou. Segundo ele, é importante manter o contato com a Sanepar caso isso aconteça.

Stabile argumentou ainda que após manter o contato não é preciso se preocupar com o vencimento da conta porque o corte no abastecimento não será feito.

A reclamação pode ser feita de que forma durante a pandemia?


– O contato com a Sanepar pode ser feito através de e-mail ou pelo 0800 200 0115.

O atendimento presencial está sendo realizado?


– Volta a ser realizado a partir de terça-feira (19).

No período da pandemia, os cortes estão suspensos?


– “Há uma lei no Paraná que impede que os serviços de água, energia elétrica e gás sejam cortados por causa da pandemia. A Sanepar adotou esta medida a partir do dia 12 de março. Nós não divulgamos, mas desde esse dia não cortamos nenhuma ligação, ou seja, não deixamos de entregar a água independentemente do pagamento“, explicou.

Sobre o débito automático da conta. É a melhor forma de pagamento nesse momento?

– “Se alguém tiver o débito automático em conta e sentir uma diferença muito grande e que, inclusive, vá afetar a sua finança, por favor, peça para retirar do débito automático pelo menos nesse momento”, alertou o presidente da companhia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.