Como impedir que o corona vírus, que já nos roubou o presente, nos roube também o amanhã?

Mês de maio chegou juntamente com o (covid19) inadimplência, autoconsumo d’água e energia.

Quando acabar o hoje o síndico tem que estar preparado para enfrentar o amanhã com bastante conhecimento para trabalhar e se reinventar para manter a inadimplência em um patamar variando   de 6 a 10% e não deixar que o condomínio entre em bancarrota.

Nesse momento de pandemia onde alguns síndicos estão meio confuso, sem saber como fazer gestão pelos processos de substituição, mudanças e negociação. A saída para desacelerar os gastos no condomínio e tomar novas medidas para fazer uma gestão não amadora, é aliviar um pouco o pé do acelerador e pisar com cautela no freio para manter os gastos estáveis.

No condomínio os hábitos mudaram, pois quem tomava quatro banhos por dia passou a tomar oito por conta de um agente modificador chamado covid-19, ele também provocou o aumento do consumo de energia dado o grande número de pessoas em quarentena usando um maior número de eletrodoméstico.

Para evitarmos que o nosso amanhã não sofra solução de continuidade precisamos fazer um trabalho de reengenharia condominial em caráter de urgência para manter em equilíbrio a saúde, o sossego, a segurança e a salubridade.

QUAL A SOLUÇÃO PARA O SÍNDICO CONTROLAR A INADIMPLÊNCIA, DIMINUIR O CONSUMO D’ÁGUA E O CONDÔMINO A ENERGIA?

É fazer uma gestão, focada em medidas   emergenciais para garantir a estabilidade financeira do condomínio e os condôminos a reeducação doméstica.

O síndico precisa fazer um trabalho de reengenharia condominial com o objetivo de fazer com que momentos insalubres diminuam em tempo de covid19. Ele provocou mudanças drásticas nas vidas de todos os brasileiros e alterou a gestão condominial.

Síndicos e condôminos devem se reinventarem    para conviver temporariamente com esse agente modificador de convívio social.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as transformações no modo de gerir os condomínios, novos tipos de gestão estão surgindo para garantir a transparência e a sustentabilidade condominial.

Os modelos de gestão já estão sendo implantado em substituição aos tradicionais com objetivo de oferecer elementos norteadores para melhorar a vida em condomínios através de uma ferramenta chamada compliance.

O compliance mais os pilares da transparência (Código Civil, convenção, regimento internos e comunicação são complementos para alinhar transparência condominial, eliminando assim aquele clima de desconfiança e de constrangimento.

Os moradores que usarem o bom senso e optarem por este tipo de gestão, terão uma melhor qualidade de vida, e consequentemente a valorização de sua fração ideal.

Em maio devido à crise na saúde e na economia, os confinados vão viver em caráter de emergência doméstica.

À medida que mais países fecham suas fronteiras e declaram quarentena para impedir a disseminação do vírus, a atividade econômica afunda, o desemprego aumenta e poder de compra do povo diminui.

Muitos trabalhadores estão perdendo seus empregos e as bolsas despencando em queda livre.

Os governos estão aplicando restrições à livre circulação nas ruas com medidas mais duras para chegar nos 70% de isolamento a distância.

Maio é o mês das mães e mês das mudanças rumo a uma vida melhor e mais segura.

Em Condomínio… ” Nada é permanente exceto a mudança”

Fique em casa


Por Julião Cavalcante

Economista, Gestor e Consultor condominial


Não reproduza o conteúdo sem autorização do WorkingFreeLancer. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.