O programa de Compliance como apoio do Marketing Digital

Ao longo dos tempos o Compliance vem crescendo e cada vez mais fazendo parte de nossas vidas. Buscando constante inovação e melhoria, o Compliance se insere na figura de força e segurança ao falarmos em marketing digital.

Atuando em várias áreas, o Compliance fortalece o marketing digital; observamos grandes ou pequenas empresas, até mesmo nas áreas públicas, o marketing está sempre presente.

Ante a experiência no mercado, somados aos efeitos do covid-19, vemos a importância de implantar Compliance na área digital, buscando levar aos clientes mais transparência, organização e atuando até no comportamento digital.

Virtual e real atualmente se fundem. Com atividades digitais, casa e trabalho passam a ser o mesmo ambiente. O Compliance vem para apoiar e orientar, no sentido de manter a educação na internet e não perder amigos na vida real – cumprindo sua função de adequação.

Segurança, postura profissional e até mesmo educação são temas que devem ser levados para a vida digital e, não só, vida real, tendo em vista hoje o ambiente físico se fundir com qualquer outra interação antes não comuns na rotina do mundo real.

Cuidando de sua vida virtual, você estar cuidando de sua vida real, a seriedade, transparência e bom comportamento evita ação judicias, constrangimentos virtuais e reais e possíveis perdas de amigos ou clientes.

Compliance se alicerça na gestão de riscos, o que de pronto é visto no que tratamos até agora – alertar àqueles que utilizam o marketing digital com a finalidade de exposição e venda de produtos ou serviços.

Além do risco da desconformidade atrelada ao comportamento humano afeito ao excesso – aqui falamos do excesso em expor a opinião pessoal – é certo que o marketing digital está exposto ao risco das Fake News.

Alerta o portal Mundo da Educação que “apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta”. Parece ser intrínseco do “ser humano” criar inverdades, e se utilizar delas para proveito econômico e social, há séculos.

O alerta para o marketing digital está no fato de as Fake News se expandirem no mundo virtual (digital) de modo assustadoramente ágil. Aqui entra o Compliance.

Pastel Triângulos Citação Caderno Capa para eBookOs controles internos que as empresas ou profissionais de marketing digital devem ter ao alcance das mãos giram em torno da segurança e sustentabilidade do serviço a ser prestado; aqui faz-se preciso uma verificação prévia de dados e fatos antes de que o serviço digital seja prestado. Quantas campanhas eleitorais não foram forjadas e, pasme, obtiveram sucesso com Fake News? Este é um problema mundial! E vejam: estamos às portas de uma campanha eleitoral. Alguém objetiva ser surpreendido multiplicando as inverdades de uma Fake News?

O Compliance está para o marketing digital como o guarda-chuva para o profissional que anda na rua rumo ao trabalho buscando se abrigar das gotas de água – é inevitável algum respingo, mas é certo que não chegará ao destino encharcado. A resposta está em prevenir, detectar e remediar para segurança e fortalecimento da imagem profissional em um mercado tão competitivo! Sobrevivem não os fortes, mas os que melhor se adaptam!


WhatsApp Image 2020-04-27 at 10.55.03Dra. Thayana de Moura Macêdo Lima de Araújo; thayanamacedo@clatcompliance.com; fundadora da CLAT Compliance; advogada, palestrante, mentora, especialista em compliance (Unyleya), com formação em compliance anticorrupção (LEC), formação em gestão de risco público (ENAP), formação em combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento terrorista (ENAP/COAF), formação em LGPD (LEC), MBA em gerenciamento de Crise (Unyleya), Mestranda/doutoranda em ciências jurídicas (UAL/PT).

 

WorkingFreeLancerSilvana de Oliveira, vice-presidente da Just Arbitration, Câmara de Mediação conciliação e arbitragem, Direito Condominial e Marketing Digital

 


Não reproduza o conteúdo sem autorização do WorkingFreeLancer. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.