Modernização de elevadores: tipos e benefícios

Um dos meios de transporte mais antigos do mundo e o mais seguro, os elevadores são responsáveis por levar a seus destinos a todo momento. Porém, para que a segurança seja eficaz, é necessário que o condomínio realize a modernização de elevadores.

A modernização de elevadores deve ser realizada com uma certa periodicidade. Não apenas quando é necessário corrigir alguma falha no sistema, as manutenções devem ser feitas pensando na precaução de acidentes. Leia nosso post completo e confira os tipos de modernização de elevadores e seus benefícios!

Quando realizar a modernização de elevadores?

Como já falamos em nosso post sobre manutenção de elevadores, não se deve esperar que o equipamento comece a apresentar falhas para que busque uma empresa especializada. Com um planejamento de manutenções realizado com antecedência em conjunto à administradora de condomínios, acidentes são evitados e é possível até mesmo a redução de custos durante a modernização de elevadores.

Contudo, esse procedimento costuma ser realizado no final da vida útil dos elevadores. Alguns profissionais indicam que esse desgaste se dá por volta dos 15 anos de uso do equipamento.

Tipos de modernização

O procedimento pode se dar de duas maneiras. Pode haver a modernização dos componentes ou a modernização estética da cabine de elevadores. O síndico junto com o conselho fiscal e as decisões tomadas em assembleia também podem optar pela realização de ambos.

Modernização estrutural

Com a modernização estrutural do elevador, são trocados os componentes que permitem o funcionamento do equipamento. Tudo isso é realizado para que o elevador funcione de maneira eficiente e, se essa modernização é feita de maneira planejada, evita que problemas apareçam.

Modernização estética

Nesse procedimento, a modernização de cabine de elevadores é realizada na parte interna do equipamento, que fica visível aos condôminos. Veja alguns componentes que podem ser substituídos:

  • portas;
  • espelhos;
  • piso;
  • painel de botões;
  • teto.

Dessa maneira, além do maior nível de segurança no elevador, é agregado um maior valor estético ao equipamento, podendo até mesmo melhorar a experiência dos moradores durante os poucos segundos em que sobem para seus andares.

O que dizem as normas a respeito da modernização?

Antes de realizar a modernização de elevadores do condomínio, é preciso se certificar que essa mudança será feita de maneira correta.

No Brasil, o que regulamenta e define como dever ser feito esse tipo de manutenção é a NBR 15.597/2010, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sendo assim, tanto o síndico quanto a empresa que irá fornecer o serviço devem estar cientes e de acordo com as normas vigentes.

Benefícios que a modernização de elevadores leva para o condomínio

Além de garantir maior segurança para os moradores e funcionários do condomínio, a modernização de elevadores traz uma série de benefícios para o empreendimento. Confira:

Reduz falhas e paralisações

Com a manutenção em dia, as chances de falhas no funcionamento do equipamento e paralisações diminuem. Melhorando assim, o fluxo de circulação dentro do condomínio.

Diminui o consumo de energia

Com componentes eletrônicos mais modernos e com o auxílio da tecnologia, o consumo de energia pelos elevadores é diminuído.

Além disso, lâmpadas incandescentes e fluorescentes podem ser substituídas por lâmpadas de LED. Ao final do mês, tudo isso impacta na saúde financeira do condomínios. Afinal, a conta de luz do condomínio virá com valor menor!

Mais conforto para os moradores

Como falamos acima, a modernização estética dos elevadores pode permitir que até mesmo a curta jornada do morador dentro do elevador se torne uma boa experiência.

Um dos problemas que os elevadores podem apresentar, é a distância de parada em relação ao piso do andar. Sendo assim, com a modernização, a acessibilidade e ergonomia são garantidas para todos os moradores.

Valorização do condomínio

Os elevadores do condomínio podem ser um fator de destaque durante a decisão de compra ou aluguel de imóveis no empreendimento. Sendo assim, com equipamentos modernos, seguros e confortáveis, o condomínio ganha um ponto de destaque durante a decisão de possíveis moradores.

Além disso, o condomínio demonstra um posicionamento atualizado e preocupado com a qualidade de vida dos moradores.

Você pode conferir outros fatores que influenciam na valorização do seu condomínio em nosso Guia Completo da Valorização de Imóveis. Baixe gratuitamente!

Modernização de elevadores: conclusão

Assim como com os elevadores, o síndico deve possuir um planejamento de manutenção de todos dispositivos e equipamentos presentes no condomínio. Essa estratégia garante a segurança dos moradores, dos funcionários e diminui a necessidade de gastos emergenciais.

Dessa maneira, a modernização de elevadores no condomínio pode trazer, além de tudo, a valorização dos imóveis dos condôminos e do patrimônio do condomínio como um todo.

Gostou do nosso conteúdo sobre modernização de elevadores? Compartilhe em suas redes sociais.


Fonte: https://lar.app/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.