Tecnologias e serviços que apoiam condomínios na COVID-19

De plataforma de assembleia digital às empresas que montam feiras e até vacinação a domicílio, a conveniência fincou definitivamente presença nos condomínios

Por Catarina Anderáos
De plataforma de assembleia digital às empresas que montam feiras e até vacinação a domicílio, a conveniência fincou definitivamente presença nos condomínios

A participação em uma assembleia presencial, uma ida ao mercado e até a distribuição de boletos e comunicados se converteram atualmente em ações quase “proibidas”, pois todas implicam em algum nível de risco de contaminação pelo novo coronavírus.

No entanto, uma restrita parcela de condomínios já era adepta a tecnologias e serviços a domicílio. Com a devastadora chegada da COVID-19, seus moradores usufruem, mais do que nunca, da conveniência, facilidade, otimização de tempo e de recursos proporcionados por eles.

Os por quês de mais condomínios não adotarem esses recursos são muitos – da falta de dinheiro à resistência cultural.

Mas a verdade é que o novo coronavírus chegou para provar, na marra, que, além dos benefícios listados acima, tecnologias e serviços a domicílio trazem as melhores e mais seguras alternativas para todo o segmento durante a pandemia.

E quem diz que não serão depois também? Autoridades, estudiosos e empresários afirmam que, depois dessa doença, as pessoas, as empresas, o mundo não serão mais os mesmos – tampouco serão os condomínios.

Para facilitar a vida dos síndicos e todos os demais envolvidos, de alguma forma, na rotina condominial, o SíndicoNet listou diversas tecnologias, serviços, serviços a domicílio e produtos que estão fazendo toda a diferença no confinamento a que grande parcela de moradores de condomínios está sujeita. Confira!    

RESUMO: O que você vai ler nessa matéria

  • TECNOLOGIA: Assembleia virtual | Cartório Digital | Portaria remota | Medição individual | Energia Fotovoltaica | App do condomínio | Lockers
  • SERVIÇOS A DOMICÍLIO: Lojas de conveniência | Vacinação | Vending machines | Feiras internas | Food trucks | Campanhas de doação de sanque
  • SERVIÇOS ESSENCIAIS: Administradora | Síndico profissional | Capacitação EAD | Manutenção elevador | Terceirizadora | Assessoria jurídica | Gestão de inadimplência | Linhas de crédito (opcional)
  • PRODUTOS: Material de limpeza | EPIs | Capas para piscina |

Tecnologias inovadoras aplicadas a condomínios

ASSEMBLEIA VIRTUAL OU DIGITAL: A modalidade tem sido uma boa alternativa às assembleias  presenciais, que têm sido canceladas para atender às medidas de distanciamento social e recomendações para se evitar aglomerações até que a pandemia passe. O mercado já oferece diversas plataformas específicas para realizar uma assembleia virtual.

Condomínios que nunca realizaram têm agora a oportunidade de experimentar o modelo, desde que não contrarie as regras estipuladas em Convenção e seja acessível a todos os condôminos.

Dentre as vantagens, estão a participação de qualquer lugar, usando um computador ou celular com acesso à internet; celeridade; debates organizados e decisões mais coletivas; votação clara e transparente; não há tumultos e interrupções; possibilidade alcançar quóruns específicos. Saiba mais sobre assembleias digitais nesta matéria

  • Pegando carona nas assembleia digitais, vale citar o serviço de Cartório Digital, que faz o registro e certificação on-line de alguns tipos de documentos, inclusive atas  de assembleias condominiais, com o uso da tecnologia blockchain, com a mesma autenticidade de cartórios físicos. Só que mais ágil e sem papel.

Portaria virtual ou remota

PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA: O condomínio com o sistema implantado tem garantidos monitoramento e controle de acesso, feitos remotamente no escritório da empresa de portaria virtual contratadaPara este momento de pandemia, o condomínio está livre das preocupações que teria com funcionários trabalhando in loco.

  • Exemplos: riscos de contaminação no transporte público, grupo de risco, funcionários doentes e problemas na escala, cuidados na higienização da guarita na troca de turno, contato com moradores etc.

As empresas cuidam do transporte dos funcionários até a central de monitoramento e têm esquemas de contingenciamento que asseguram a operação 24×7.

Este também pode ser o momento para condomínios avaliarem a tecnologia para implantação futura. Saiba mais sobre portarias remotas nesta matéria.

MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA DE ÁGUA E GÁS: Com as pessoas passando praticamente o tempo inteiro dentro de suas unidades – trabalhando, estudando, tendo momentos de lazer e, claro, morando -, uma coisa é certa: as contas de consumo vão subir! Há condomínios que já receberam as faturas do mês com 20% a 30% de aumento.

Os condomínios com medição individualizada de contas de água e contas de gás têm a vantagem de que cada unidade arca com a sua despesa de acordo com o seu consumo. Então, quem usar mais os recursos, vai pagar por isso, proporcionalmente: a justiça social em ação.

Em contrapartida, os condomínios cujas contas são rateadas pela fração ideal, talvez sofram com consumo desenfreado e conta mais cara. Para quem quiser entender mais como funciona a individualização de água, acesse aqui, e um pouco mais sobre gestão da medição individualizada.

SITES E APP DE COMUNICAÇÃO: A COVID-19 não poupa nem uma inocente distribuição de circulares e boletos da cota condominial: até no manuseio de papel há risco de contaminação. Portanto, tudo o que for possível ser distribuído por meios eletrônicos, melhor. Condomínios que já estão habituados a usar sites próprios ou da administradora, plataformas de comunicação e aplicativos, e telas de comunicação e notícias nos elevadores, estão em vantagem.

Se o seu condomínio usa pouco ou ainda não usa esses recursos digitais, converse com sua administradora a respeito, está mais do que na hora de dar o pontapé.

São muitas as vantagens, tais como: comunicação instantânea, registro eletrônico de entrega, economia com impressão, manuseio, logística, correio e AR (aviso de recebimento). Leia mais sobre comunicação digital nos condomínios.

Energia fotovoltaica

ENERGIA FOTOVOLTAICA: Gerada por placas de energia solar fotovoltaica, esta fonte alternativa vem ganhando espaço em condomínios residenciais e comerciais interessados não apenas em reduzir o valor da conta de luz – que tem tudo para aumentar durante a pandemia.

Empreendimentos vêm adotando a tecnologia também como um forma de contribuir para a sustentabilidade do planeta, menor exposição a inflação e reajustes da tarifa de energia elétrica e payback garantido. Saiba como funciona a energia fotovoltaica em detalhes nesta matéria e leia opinião neste artigo.

ARMÁRIOS INTELIGENTES OU LOCKERS: Se o crescimento das compras pela internet já vem em uma crescente nos últimos anos, agora com o confinamento tomou um impulso ainda maior.

Mais habituais em condomínios com portaria virtual, os armários inteligentes são uma boa solução para fazer a gestão de encomendas com praticidade, segurança, redução de custos operacionais e eliminação de interação entre pessoas – recomendação nº 1 para combater a COVID-19.

As empresas fornecedora dos equipamentos e tecnologia de automação instalam os armários em tamanhos diferentes, com aberturas eletrônicas, na maioria das vezes via aplicativo.

Depois de alocada a encomenda e fechado o armário com a fechadura eletrônica, o morador recebe um aviso pelo celular com senha para acessar o armário e retirar o item quando for mais conveniente, deixando para trás aquela história de horário restrito para retirada.

As encomendas podem tanto ser alocadas por um funcionário do condomínio, que fará todo o trâmite na plataforma, quanto pelos próprios entregadores. Há plataformas conveniadas inclusive com os Correios. Condomínios residenciais e comerciais, com portaria presencial ou remota, podem adotar a solução, desde que disponha de uma área livre para instalar os armários com ponto de energia e internet.

Serviços imprescindíveis para condomínios

administradoras

ADMINISTRADORA: Se tem uma relação de parceria que vem se fortalecendo neste momento é entre condomínio e administradora. Em meio a um cenário de incertezas e inúmeras mudanças, as administradoras estão se desdobrando para atender as demandas para manter o condomínio organizado, funcionando e com o menor nível de conflitos possível.

Elaboração e distribuição de comunicados com orientações aos moradores, adiamento de assembleias presenciais e checagem da viabilidade da assembleia virtual, intermediação com bancos para prorrogação de mandatos de síndicos, acompanhamento de novas medidas e leis, gestão da escala de funcionários, acompanhamento financeiro, gestão da inadimplência e elaboração de plano de contingência estão entre algumas das várias atividades das administradoras que se intensificaram com a pandemia.

DESINFECÇÃO DE ÁREAS COMUNS: É fundamental que condomínios mantenham as suas áreas comuns e instalações desinfectadas em meio a essa pandemia, já que esta tem se provado ser uma das principais ações de prevenção. Existem serviços especializados em desinfecção profissional, que podem atender preventivamente ou depois de casos confirmados.

Os profissionais são treinados e usam  produtos de limpeza hospitalares para garantir a desinfecção total de ambientes, como playgrounds, quadras esportivas, salão de jogos, piscinas, elevadores, escadas e corredores. Entenda como funciona o serviço e para quais situações, além de pandemia, pode ser contratado.

SÍNDICO PROFISSIONAL: Mesmo com a recomendação de “ficar em casa”, o síndico profissional está entre os heróis que precisam sair para o trabalho quando a gestão a distância não for suficiente. Neste cenário de mudanças constantes que exigem tomadas de decisões rápidas, o senso analítico, o profundo conhecimento do condomínio (moradores e funcionários) e o alinhamento com o conselho são os diferenciais do síndico profissional para manter a gestão em dia. Saiba mais sobre o síndico profissional em nosso Guia.

  • Cursos EAD de capacitação: este é um ótimo momento para investir em cursos on-line e se preparar para atender um condomínio que será muito diferente pós pandemia. Os síndicos profissionais deverão estar ainda mais capacitados para lidar com os novos desafios e exigências dos condomínios. Conheça os cursos on-line para Síndicos Profissionais do SíndicoNet.

MANUTENÇÃO DE ELEVADOR: Com a presença quase que constante dos moradores nos condomínios, somada à recomendação de que as pessoas peguem o elevador sozinhas com suas famílias para minimizar o risco de contaminação pela COVID-19, esses equipamentos estão sendo muito usados.

Ou seja: a manutenção dos elevadores precisa estar em dia para que o número de chamados seja reduzido ao máximo. Este serviço está listado entre os considerados essenciais. A limpeza dos elevadores tem sido uma das mais demandas à equipe do condomínio e há um protocolo a ser seguido corretamente, confira aqui. Saiba tudo sobre manutenção de elevadores.

TERCEIRIZADORA DE MÃO DE OBRA: Condomínios que têm contrato com empresas de terceirização de mão de obra podem ter menos dor de cabeça na escala de funcionários nesse momento, seja na cobertura de possíveis faltas de funcionários, ou em que profissionais acima de 60 anos e pertencentes ao grupo de risco (cardíacos, hipertensos, problemas respiratórios entre outros) devem permanecer em isolamento social.

As empresas terceirizadoras também estão providenciando esquemas de transporte para as equipes, no intuito de preservar a saúde e reduzir a chance de contaminação em transporte público.

Condomínios que precisam de reforço na limpeza de áreas comuns têm a facilidade de contar com a indicação de profissionais da empresa com a qual já mantêm contrato. Consulte nosso Guia de Terceirização de Funcionários.

Assessoria juridica

ASSESSORIA JURÍDICA: A COVID-19 tem levado síndicos a tomarem medidas preventivas para conter a contaminação em seu condomínio. Embora a intenção seja de proteger a comunidade e manter a salubridade, seguindo orientações de órgãos oficiais de saúde e determinações das esferas municipais, estaduais e federais, as medidas temporárias não estão agradando a todos os moradores.

Por isso é tão importante o síndico contar com o apoio e a orientação de uma assessoria jurídica especializada em condomínios para validar as medidas com amparo jurídico e nunca no “achimos”. A assessoria jurídica também poderá cuidar de situações como condôminos que insistem em não atender às novas medidas, causando desconforto e conflitos na comunidade.

Uma boa assessoria jurídica acompanha de perto as atividades legislativas e pode trazer em primeira mão ao síndico informações sobre a publicação de medidas provisórias, leis etc que poderão auxiliá-lo nesse momento de mudanças constantes.

GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA: Com a recessão à vista, a inadimplência nos condomínios deve aumentar. Imóveis alugados estão sendo a razão da preocupação de seus proprietários com a provável onda de desemprego – cenário que não preocupa aqueles que optam pelo seguro-fiança como modalidade de garantia locatícia, já que há cobertura em caso de inadimplência. Para os condomínios, algumas medidas podem contribuir para a saúde do seu caixa. Exemplos:

LINHAS DE CRÉDITOS: Uma alternativa para condomínios que já estão sofrendo com perda de arrecadação, estão com o caixa comprometido ou precisam fazer uma benfeitoria urgente e não têm fundo de obras são as linhas de créditos específicas para condomínios, que dispensam garantias e avalista.

Produtos para enfrentar a crise

produtos de limpeza

PRODUTOS DE LIMPEZA: Alguns itens novos passaram a figurar na lista de compras de todos os condomínios: dispensers de álcool em gelgalão de refil de álcool em gel e álcool líquido 70%.

A quantidade de água sanitária, cloro, limpador multiuso, papel toalha, sacos de lixo, panos de limpeza aumentou consideravelmente. Uma forma de garantir todos os itens e com preços justos é abrir cotações e comparar orçamentos de produtos de limpeza. Conheça o nosso Guia de Limpeza em condomínios.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUALEPI´s nunca foram tão necessários para os funcionários do condomínio. Se antes o auxiliar de serviços gerais usava luvas, botas e óculos, hoje ele deve acrescentar máscara. Alguns desses itens também podem passar a ser usados por outros funcionários.

CAPA PARA PISCINA: Acessório comumente usado no inverno, a capa para piscina pode ser usada durante todo o período em que esta área de lazer permanecer fechada para evitar aglomeração e contaminação pela COVID-19.

Existem dois tipos de capas. A capa de proteção evita que folhas caiam na água, colaborando para a manutenção da limpeza, que neste momento está toda focada nas áreas comuns onde circulam moradores. A capa térmica, com função dupla: conserva a limpeza do equipamento e mantém a temperatura, o que reflete em economia na conta de energia. Ambas diminuem drasticamente a perda de água por evaporação.

Serviços e campanhas a domicílio

VACINAÇÃO: Uma ação que o síndico pode organizar no condomínio é a vacinação contra a gripe a domicílio. A medida pode ajudar principalmente idosos e pessoas do grupo de risco que estão em isolamento.

Há diversas clínicas que atendem dessa forma. Importante o síndico consultar os condôminos a respeito do interesse. Se houver adesão suficiente, cada morador paga pela sua dose e organiza-se a agenda para que haja respeito de distanciamento entre as pessoas, limite máximo por horário e higienização. O condomínio pode aproveitar a ação para vacinar os funcionários também.

feira

FEIRAS INTERNAS: A realização de feiras em condomínios está se popularizando pela segurança, praticidade e comodidade oferecidas. Agora é uma excelente alternativa, principalmente para os moradores que não podem sair de casa. Empresas especializadas nesse tipo de serviço não cobram nada do condomínio.

Basta dispor de um espaço para a montagem das barraquinhas, que podem ser de frutas, verduras, legumes, pastel, caldo de cana, opções de comida etc. Neste momento de isolamento social, um cuidado que o condomínio deve ter é de manter o distanciamento entre as pessoas, por isso é bom organizar horários e limitar a quantidade de pessoas por vez. Terminada a feira, a empresa desmonta tudo e deixa a área do jeitinho que estava.

FOOD TRUCKS: Há condomínios que organizam eventos sociais entre os moradores com food trucks. Apesar do afastamento social, os food trucks podem ser muito bem-vindos para fornecer refeições aos moradores, agora trabalhando em home office.

Um condomínio de Curitiba organizou um evento on-line com food trucks já conhecidos pelos condôminos. O síndico Flavio Rapp conta que foi enviado o convite, cardápios e contatos para todos os moradores. Os pedidos foram feitos por whatsapp e os moradores foram avisados para buscar na hora em que ficavam prontos. Tudo organizado e sem aglomeração. Quem não podia descer, a entrega era feita na porta da unidade.

VENDING MACHINES: Se antes as vending machines eram muito comuns em condomínios comerciais, o coronavírus abriu a porta para que o mercado crescesse ainda mais nos residenciais. As máquinas podem ser instaladas em modelo de comodato sem custo ou de locação com desconto em produtos.

O funcionamento não é segredo para ninguém: escolhe-se o item, paga-se e a máquina disponibiliza o item para retirada.

mini market

LOJAS DE CONVENIÊNCIA OU MICROMARKET: Uma startup colocou no mercado um piloto de minimercado para condomínios residenciais. São instalados no condomínio geladeiras ou gôndolas com itens de consumo do dia a dia.

Os moradores fazem a compra no modelo de autosserviço: selecionam os produtos de interesse e fazem auto check-out, pagando diretamente na máquina de cartão de crédito, na base da confiança mesmo. Custo zero para o condomínio, que só deve dispor de uma área para a montagem da “loja de conveniência” local.

DELIVERY DO COMÉRCIO LOCAL: Há uma gama de serviços e produtos já amplamente usados por moradores de condomínio, no esquema delivery. Vale citar nesta matéria como forma de incentivo aos síndicos para entrarem em contato com o comércio local e listar quais estão fazendo entregas.

Desta forma, dois lados são ajudados: comércio e moradores. Exemplos: lavanderias, açougue, mercadinhos, mercearias, frutarias, restaurantes, lanchonetes, pet shop (especialmente ração), dog walkers (para pessoas doentes ou do grupo de risco).

doação de sangue

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE: Com a drástica redução de circulação de pessoas, os bancos de sangue estão sofrendo com a falta de doadores. Num gesto de solidariedade, diversos condomínios organizaram campanhas de doação de sangue, como no Rio de Janeiro e em João Pessoa.

A equipe do banco de sangue vai até o condomínio com todos os equipamentos necessários e moradores voluntários agendam horário para a doação. Regras de distanciamento e higienização são garantidos pelos profissionais.

Divulgue essa ideia para os moradores do seu condomínio e veja se há adesão, entre em contato com bancos de sangue e hospitais de sua cidade, confira os requisitos e organize uma campanha solidária local.


Fontes: conteúdo SíndicoNet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.