Coronavírus: 6 dicas de segurança para condomínios

É certo que, quando pensamos em segurança, a primeira coisa na qual pensamos é a segurança patrimonial. Porém, esse tema é muito mais complexo. Quando tratamos de situações adversas em que não estamos preparados, como uma pandemia, por exemplo, devemos olhar com atenção para diversos quesitos. Nesse momento, dicas de segurança para condomínios são essenciais em todos os âmbitos.

A administradora de condomínios tem papel fundamental em orientar o síndico e, junto do gestor, preparar o condomínio para diferentes situações. Pensando nisso, separamos 6 dicas de segurança para condomínios. Confira elas abaixo e saiba como se preparar!

1 – Prevenção à saúde

Quando a situação vigente é a de uma pandemia, como a do coronavírus, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados. Cada doença tem suas medidas de prevenção específicas. Portanto, é preciso conferir as recomendações das autoridades de saúde. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde são alguns dos órgãos nos quais você deve se basear.

Para se prevenir do coronavírus, as recomendações são as seguintes:

  • Lave as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel sempre que possível;
  • Cubra tosses e espirros com as partes internas dos braços;
  • Esterilize objetos que estão em constante contato com as mãos, como óculos e celulares;
  • Não fique próximo a aglomerações;
  • Evite sair de casa.

2 – Cuidados nas áreas comuns condomínio

A segunda dica de segurança para condomínios diz respeito às áreas comuns do empreendimento. Para evitar aglomerações e diminuir o risco de contaminação entre os moradores, o mais recomendado é que as áreas comuns do condomínio como piscina, salão de festas, etc. sejam interditadas.

Muito se questiona sobre a autoridade do síndico nesses momentos. Em relação ao coronavírus, existe um Projeto de Lei (PL 1.179/2020) que busca dar mais legitimidade para as ações dos síndicos que visam a prevenção ao coronavírus. No momento, o PL está em fase final de aprovação. Confira a entrevista da advogada da equipe da LAR.app e saiba mais sobre o Projeto de Lei.

No hall de entrada dos apartamento, retire tapetes e capachos. Essas superfícies podem acumular vírus por mais tempo e sua limpeza não é tão fácil. Alguns especialistas sugerem que sejam substituídas por um pano úmido ou com água sanitária.

3 – Cuidados com delivery e entregas no condomínio

No período de quarentena, diversos restaurantes passaram a trabalhar somente via delivery. Em conjunto a quantidade de pessoas fazendo home office, o número de entregas no condomínio aumentou. Porém, algumas práticas devem ser tomadas ao recebê-las.

Sendo assim, siga as seguintes dicas de segurança para condomínios:

  • Lave as mãos antes de ir até a portaria do condomínio;
  • Ao receber a encomenda, evite contato com o entregador. Lembre-se de levar sua caneta, caso seja necessário assinar algum protocolo;
  • Ao chegar em casa, lave as mãos novamente e esterilize as embalagens que recebeu;
  • Lave as mãos novamente antes de fazer as refeições.

4 – Cuidado com golpes e fraudes

Não só durante a pandemia, mas não são poucos os relatos de pessoas suspeitas que tentam entrar nos condomínios alegando que são funcionários da área da saúde ou da vigilância sanitária. Sendo assim, os porteiros devem ser muito bem treinados para agir nessas situações. Sempre solicitar a identificação desses supostos profissionais e apenas permitir que entrem no empreendimento com a autorização dos moradores são recomendações básicas, mas que precisam ser reforçadas.

Outro cuidado que o condomínio deve ter, é em relação aos pagamentos realizados. Em algumas situações, os moradores podem receber boletos falsos. Sendo assim, sempre confira as informações dos boletos  de aluguel e taxa do condomínio. Caso tenha dúvidas ao recebê-los, comunique o síndico e administradora do condomínio. Só faça o pagamento quando tiver certeza da legitimidade do boleto!

5 – Inadimplência em crises

Em momentos como a pandemia de coronavírus, diversos trabalhadores autônomos ficam impossibilitados de exercerem suas funções e, por consequência, serem remunerados. Segundo uma pesquisa da SPC Brasil, em 2018, 6% dos brasileiros apontaram o pagamento dessa mensalidade como um “compromisso em atraso”. O que nos leva a crer que essa é uma das primeiras contas a serem deixadas de lado nos momentos de crise.

Pensando na saúde financeira do empreendimento, uma das nossas dicas de segurança para condomínios é que o síndico e a adminstradora de condomínios mantenham o diálogo com os moradores. É preciso lembrá-los da importância do pagamento das taxas condominiais e como isso impacta na qualidade de vida deles.

6 – Segurança para os colaboradores

Nos períodos de pandemia, um dos serviços mais essenciais à sociedade são os de limpeza. As pessoas que exercem essa função têm extrema importância. O trabalho desses profissionais diminui o risco de contaminação em superfícies ou objetos contaminados com vírus e bactérias.

Além do reconhecimento, os funcionários do condomínio também precisam ter sua saúde assegurada. Dessa maneira, o empreendimento deve oferecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários para que exerçam suas atividades em segurança.

Dicas de segurança para condomínios: previna-se!

Não só durante crises, mas em todo momento o condomínio deve estar preparado. Quando o síndico realiza um trabalho pensando no futuro, algumas ações de prevenção se tornam menos preocupantes, como a da inadimplência no condomínio, por exemplo.


Fonte: https://lar.app/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.