Condomínio – Lixo nos condomínios: como proceder?

Quantas vezes, nos dias de coleta, vemos montes de sacos de lixo acumulando em frente os condomínios como também na área comum (canto de muro, e nas garagens). Existe alguma lei sobre o assunto? A Política Nacional de Resíduos Sólidos permite essa prática? O tema é “Lixo em Condomínios, como proceder? ”

A separação do lixo é essencial para a manutenção do bem-estar social a garantia dos “Ss” seja ele ligado ao meio ambiente ou não.” Entulho de reforma realizada por moradores, o síndico tem que estar atento solicitando a ART do morador “.  Com relação ao mal cheiro proveniente do descarte irregular de resíduos causa danos respiratórios e atrai animais peçonhentos geradores de diversos males como: (ratos, formigas, escorpiões, baratas, cupins etc).  Além disso, o chorume – líquido que sai do lixo – danifica o solo e exala odor forte.

Conforme a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte irregular de lixo pode ocasionar multa de R$50 a R$500 ao condomínio, caso não exista o gerenciamento de resíduos sólidos produzidos pelos moradores.

Os síndicos devem estar atentos com relação aos tambores e o depósito que recebe o lixo não selecionado pois, não pode estar destampado ou com a porta do depósito encostada para não aumentar a proliferação de gatos em busca de resto de comida a noite. Como se trata de um serviço insalubre, o empregado deve estar protegido com: fardas, luvas e botas, máscaras e carrinhos em boas condições de uso.

Se queres entrar em minha casa retire as sandálias, “pois  aqui não entra corpo estranho (COVID-19”).

Padre Fábio, de Melo

Adaptado por Julião  Cavalcante

Em condomínio… “Nada é permanente exceto a mudança”


Fonte: PNRS

Julião Cavalcante


Não reproduza o conteúdo sem autorização do WorkingFreeLancer. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.