Veja como começar o sonho da casa própria durante o isolamento social?

Planejamento e pesquisa de imóveis são perfeitos para o período do distanciamento

Fonte: ZAP em Casa – AutorZAP em Casa   

Conquistar a casa própria é algo presente na vida de milhares de brasileiros. Nós sabemos que o momento é desafiador, mas também acreditamos que somos capazes de cumprir todos os desafios. A jornada de compra de um imóvel é longa e requer um sério planejamento. O futuro realmente é incerto, e nós não sabemos para onde irá caminhar a economia do nosso país. Mas, existem medidas que você tomar agora e estar pronto para agir quando for a hora certa, ou seja, quando tudo isso passar. Veja o que você pode fazer para continuar o sonho da casa própria.

1 – Comece identificando a localização que você deseja morar

Um ponto muito importante na escolha do novo imóvel é a localização. Se você está se preparando para esse momento, que tal aproveitar o tempo livre do distanciamento social e fazer aquela pesquisa sobre bairros? Provavelmente na internet ou em jornais locais você irá encontrar informações relevantes sobre o que deseja. É importante saber sobre segurança, escolas, farmácias, hospitais e acessibilidade.

2 – Encontre sua faixa de preço

Depois de escolher o bairro, é importante se atentar à faixa de preço que você está disposto a pagar. Seja em lançamentos ou em imóveis usados, é preciso verificar todos os custos que você terá que arcar, sendo os principais: valor do imóvel, valor do condomínio e valores de documentação.

Vale ressaltar que nessa etapa, é necessário que você já tenha escolhido o tipo de imóvel que atende suas necessidades. É uma quitinete? Studio, apartamento de 1, 2 ou 3 dormitórios? Ou será que você prefere uma casa?

Os portais imobiliários ajudam nesse momento! Sem precisar sair de casa você consegue visitar diversos imóveis, obter muitas informações e fazer uma lista dos imóveis que você.

Sonho da Casa própria sem sair de casa
Sem sair de casa é possível começar o sonho da casa própria. Apenas com um computador e uma agenda, você pode começar a se planejar agora (Foto: Shutterstock)

3- Continue economizando

Com crise ou sem crise, economizar dinheiro é uma realidade. Se possível, continue reservando dinheiro para conseguir pagar a famosa entrada do imóvel. O valor, como você já deve saber, pode variar, mas não deve passar dos 20% do preço de compra – Ao menos que você tenha além desse valor e queira bater o montante.

O período do distanciamento social está fazendo com que uma grande parcela da população mundial fique dentro de casa. Diante desse cenário, não estamos indo à barzinhos, cinemas, teatros, shows e também não podemos fazer nenhum tipo de viagem.

Se você era acostumado a frequentar esses lugares, você já pensou que esse dinheiro que está “sobrando” é ideal para poupar e guardar?

Enfim, sabemos que tudo pode acontecer e que em períodos de incertezas na economia, muitos fatores negativos podem afetar a nossa vida. Só queremos reforçar que, se você encontra-se em uma situação boa e quer esperar a pandemia passar para dar entrada em um imóvel, aproveite para guardar dinheiro ainda mais.

4- Fique de olho no seu crédito no mercado

Você deve saber que para tudo existe uma análise de crédito. Por isso, recomendamos que você fique de olho na sua pontuação. Se ela está boa, certamente seu financiamento será liberado com facilidade. Mas, se a pontuação não está favorável, talvez seja o momento de repensar e tentar melhorar essa questão. Sua pontuação de crédito pode afetar a taxa de juros para a qual você se qualifica. Nos dias de hoje, as principais empresas de créditos disponibilizam aplicativos para você consultar o seu Score.

5- Reúna os documentos necessários para aprovação do financiamento imobiliário

Uma carta de pré-aprovação geralmente é válida por 60 a 90 dias; portanto, você não precisa dela até que esteja mais perto de comprar. Mas verifique se você possui (ou pode obter) os documentos necessários, como declarações de impostos, recibos de pagamento e extratos bancários. Os bancos também podem querer ver evidências de seu adiantamento. Se você estiver recebendo ajuda de amigos ou familiares e o dinheiro não estiver em sua conta, pode ser necessário garantir os fundos antes da pré-aprovação ou fornecer documentação mostrando quando os fundos estarão disponíveis.

6 – Limite de crédito aprovado sem sair de casa

Não seria legal você sair de casa, ir até uma agência bancária, solicitar um limite de crédito para financiamento e não ser aprovado. Já que estamos pedindo para você ficar na sua residência e sair apenas para questões essenciais, nós afirmamos para você que já é possível verificar se existe um limite de crédito disponível para o seu perfil. E o melhor, totalmente on-line. É o sonho da casa própria cada vez mais tecnológico.

o sonho da casa própria sem sair de casa

Veja como funciona:

  • Simulação e aprovação de crédito – Primeiro você irá preencher seus dados pessoais e os do imóvel para simular e solicitar a análise de crédito. Não se esqueça que o imóvel você pode escolher num ZAP!
  • Cadastro e documentação – De maneira simples e fácil, cadastre as informações da proposta e envie os documentos solicitados pela plataforma.
  • Análise de documentos e vistoria do imóvel – Após enviar seus documentos, é hora de acompanhar a análise técnica e marcar a vistoria. Essa etapa precisa de muito cuidado e atenção. Muitos corretores estão fazendo vídeos e compartilhando com os clientes. Toda a vistoria do imóvel deve seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que são elas: estar presente o mínimo de pessoas, manter distância de pelo menos 1 metro e realizar todo o processo de higiene.
  • Contrato – Após a conclusão das análises, você irá assinar seu contrato. Caso esse processo aconteça no período de distanciamento social, é preciso se atentar também as etiquetas de saúde do governo. Sabemos que os principais bancos do Brasil estão adotando medidas de segurança para seus colaboradores e clientes.
  • Liberação de crédito – Após a entrega do contrato registrado e matrícula atualizada, o crédito será liberado ao vendedor.

Pronto, se você chegou até aqui e deu tudo certo, sinal que o sonho da casa própria está bem próximo de se tornar realidade. Vamos supor que você conseguiu um limite de crédito imobiliário e quer continuar toda a jornada de compra de um imóvel, afirmamos que é possível!

Com segurança e higiene, as imobiliárias e corretores estão adotando diversas práticas para que tudo ocorra da melhor forma possível.

O avanço da tecnologia permite que você converse diariamente com o seu gerente bancário e também com o seu corretor imobiliário. O próprio corretor está preparado para te orientar nesse momento de muitas incertezas.

Através de vídeos chamadas e tours virtuais, é possível observar todos os detalhes de um imóvel. Também já possível realizar toda a transação imobiliária de forma digital, inclusive a assinatura de contrato.

Bom, não sabemos até quando essa pandemia irá afetar o nosso dia a dia, mas, podemos concluir que muitas coisas pela frente devem mudar e que esse processo do começo da jornada de um imóvel acontecer de forma virtual tende a crescer e se tornar uma grande realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.