Nos últimos anos, diversas empresas e profissionais autônomos vêm adotando diferentes práticas durante o período de trabalho. Uma das atividades mais conhecidas e adotadas, é o home office. Essa modelo de trabalho permite que a pessoa realize suas atividades remotamente de sua casa.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em home office. Portanto, cada vez mais esse modelo de trabalho se torna realidade na vida dos brasileiros. Você pensa em adotar o trabalho de casa? Veja algumas dicas para tornar essa experiência melhor e, ao final, como impacta nos condomínios:
1 – Faça um planejamento de tarefas
Organize suas tarefas! Aplicativos como Asana e Monday podem servir como seu braço direito durante sua priorização de tarefas e elaboração de prazos.
Nesses aplicativos, é possível estabelecer prazos, adicionar áreas, subtarefas e responsáveis pelas demandas de maneira simples. As plataformas também notificam dia a dia como está o andamento dos projetos, tanto via e-mail quanto canais internos de comunicação. O que nos leva ao próximo tópico.
2 – Comunique-se
Se você trabalha em equipe, mantenha constante contato com seus colegas de trabalho! Aqui na LAR.app, usamos diariamente o Slack, que funciona como um chat e permite que nos comuniquemos por canais de áreas específicas, como operações, marketing, etc.
Ao longo do dia, fazer reuniões remotas também é simples. Através de plataformas como Hangouts, Skype e Zoom, discussões estratégicas com pessoas de até outro país se tornam simples.
Dessa maneira, você sempre estará alinhado com o seu time, independente o local!
3 – Estabeleça uma rotina
Da mesma maneira que o home office permite uma rotina mais confortável, essa prática pode se tornar inimiga da sua produtividade ou fazer com que você trabalhe muito mais que o normal.
Sendo assim, estabeleça horários para iniciar e finalizar os trabalhos. Ainda nessa linha de pensamento, defina um horário para o almoço e se alimente bem! Além de ser importante para saúde, a concentração no trabalho pode fazer com que você esqueça dessas práticas simples.
4 – Trate sua casa como escritório
Para que seu trabalho seja feito da melhor maneira possível durante o home office, é preciso tratar o ambiente da maneira mais profissional possível.
Uma ótima prática, é definir um lugar da casa para ser seu escritório. Assim, os ambientes de entretenimento e descanso são separados do ambiente de trabalho. Nesse momento, até mesmo a roupa pode ajudar na ambientação do local. Dessa maneira, busque manter alguns hábitos de rotina iguais aos que tem quando vai ao escritório!
Como o home office impacta nos condomínios
Você pode estar se perguntando qual a influência que o aumento de pessoas fazendo home office impacta nos condomínios. A conta é simples: com mais pessoas trabalhando de suas casas, mais tempo as pessoas irão ficar no condomínio.
Sendo assim, é preciso pensar em maneiras de acomodá-las da melhor forma possível. Seja oferecendo disponibilidades de diferentes áreas comuns, como espaço pet e academia, ou até mesmo de um coworking.
Coworking no condomínio
Alguns condomínios têm colocado em suas listas de prioridades a construção do coworking, que é um espaço de trabalho compartilhado com estrutura para realizar as atividades. Ter essa opção praticamente dentro de casa quando se faz home office, é um ótimo ganho!
Dessa forma, além de os custos do espaço estarem incluídos na taxa condominial, fica mais fácil separar os espaços de casa e trabalho.
Portanto, converse com o síndico do seu condomínio e veja a possibilidade de levar essa ideia para uma assembleia.
Home office: um novo modelo de trabalho
Por mais comum que a prática do home office esteja se tornando, é necessário avaliar se ela é a mais adequada ao seu perfil profissional. Assim como uma grande aliada, essa prática pode prejudicar sua produtividade!
Gostou de saber mais sobre home office e como ele pode impactar o seu condomínio? Compartilhe em suas redes sociais e continue acessando os conteúdos.
Fonte: https://lar.app/blog/