Tragicamente, os veteranos são duas vezes mais propensos a serem vítimas de golpistas do que a população em geral. Há várias razões pelas quais, inclusive os fraudadores que conhecem pessoas que serviram nas forças armadas, compartilham um vínculo especial – um que pode ser explorado para obter ganhos.
Veteranos mais velhos correm ainda mais riscos. Eles tendem a ser mais confiantes e mais suscetíveis a táticas de alta pressão do que as pessoas mais jovens. Infelizmente, há muitos casos de veteranos mais velhos perdendo suas economias e até suas casas para esses golpistas do mal.
Dito isto, os golpistas também estão mirando veteranos mais jovens através de muitos dos mesmos golpes que o público em geral está sendo alvo. Os golpes são apenas modificados para ressoar com os veteranos. Isso inclui postagens de emprego falsas, golpes de phishing e romance.
É por isso que o Serviço de Inspeção Postal dos EUA e a AARP Fraud Watch Network se uniram para criar a Operação Proteger Veteranos – uma campanha de educação pública projetada para alertar veteranos sobre golpes e fornecer informações valiosas que os veteranos podem usar para se proteger.
O que a maioria das pessoas não percebe é que muitos golpes têm um ciclo de vida. Um golpe é criado e usado; a aplicação da lei detecta a fraude e não vale mais a pena que os fraudadores continuem; o golpe então ficará inativo por um tempo; e, depois que os golpistas pensam que já passou tempo suficiente, eles relançam o golpe e iniciam o ciclo novamente.
Alguns desses golpes veteranos que todos deveriam estar atentos incluem:
- Oferta de compra de benefícios: os golpistas aproveitam os veteranos em necessidade, oferecendo uma compra rápida e rápida – geralmente com uma fração do valor – de pagamentos futuros de invalidez ou pensão.
- Golpe de empréstimo do VA: alguém oferece refinanciamento de um empréstimo do VA a uma taxa de juros mais baixa.
- Oferta de registros fraudulentos: os golpistas tentam cobrar dos veteranos uma taxa para acessar registros militares ou formulários do governo que podem ser obtidos gratuitamente.
- Golpe de phishing do VA: golpistas que se apresentam como funcionários do VA chamam os veteranos de “phishing” para obter números de Seguro Social e informações financeiras pessoais, que eles usam para acessar contas bancárias e / ou abrir contas falsas de cartão de crédito.
- Golpe fraudulento no emprego: os golpistas publicam descrições falsas de empregos para coletar informações pessoais do pedido de emprego de um veterano ou cobram uma taxa de emprego.
A Operação Proteger Veteranos recomenda sempre lembrar o seguinte:
NÃO:
- Forneça qualquer informação pessoal por telefone. Isso inclui números de contas bancárias, números de cartão de crédito e número do Seguro Social.
- Envie / transfira dinheiro ou cartões-presente para recuperar um prêmio. Se o prêmio é legítimo, não deve haver um custo para obtê-lo.
- Seja pressionado a agir imediatamente. Se a roupa for legítima, eles não tentarão pressioná-lo a agir antes que você tenha a chance de conferir e pensar sobre isso. Se o fizerem, diga “não” e desligue.
- Sinta vergonha se você acha que pode ter sido vítima. A vergonha é a melhor amiga de um golpista. Lembre-se – você não é a pessoa má aqui. O scammer é. E, se você se apresentar e relatar o que aconteceu, estará ajudando outros veteranos como você a se tornarem vítimas.
FAZ:
- Registre seu número de telefone no registro Nacional Não Chame em www.donotcall.gov .
- Confira a oferta com um membro da família de confiança, amigo ou o escritório local da VA antes de agir.
- Obtenha uma secretária eletrônica e um identificador de chamadas. Se você não reconhecer a pessoa que está deixando uma mensagem, não atenda o telefone!
- Entre em contato com seu provedor de serviços telefônicos e pergunte a eles que tipo de serviços eles oferecem para ajudá-lo a bloquear chamadas indesejadas.
- Confira qualquer solicitação de doação de caridade antes de enviar dinheiro.
- Relate se você acredita ter sido vítima de uma fraude. Entre em contato com a polícia local ou com a AARP ( protectveterans@aarp.org ou 855-800-9023).
A Operação Proteger Veteranos ( www.operationprotectveterans.com ) possui informações valiosas para ajudar os veteranos a serem instruídos sobre como se proteger de golpes. Por favor, espalhe a palavra. Vamos ajudar a proteger os veteranos que fizeram tanto por nós.
Carroll Harris é o inspetor assistente encarregado das comunicações do Serviço de Inspeção Postal dos EUA. Ele tem mais de 28 anos de serviço governamental, sendo 15 deles como agente federal. Ele ainda está ativo na Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais como tenente-coronel em Quantico, Virginia.
Nota do editor: Este é um Op-Ed e, como tal, as opiniões expressas são as do autor. Se você gostaria de responder ou tem um editorial próprio que gostaria de enviar, entre em contato com o editor-chefe do Military Times, Howard Altman, haltman@militarytimes.com .
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais