Investigadores do Exército emitem alerta sobre golpe de ‘sequestro virtual’

Um pai de uma família do Exército recebeu recentemente um telefonema ameaçador de alguém alegando que uma criança na família havia sido seqüestrada e exigindo dinheiro para o retorno seguro da criança.

Os pais ligaram para a escola e descobriram que a criança estava segura e em sala de aula.

As farsas virtuais de sequestro não são um novo tipo de fraude, mas como isso aconteceu recentemente com alguém da comunidade do exército, um aviso foi emitido por funcionários do Comando de Investigação Criminal do exército.

O golpe geralmente envolve um telefonema em que o chamador afirma ter levado uma criança ou um ente querido. O interlocutor diz algo como “Eu sequestrei seu filho. Envie dinheiro ou a criança morre ”, de acordo com o CID.

As vítimas desse golpe relataram ouvir gritos, pedidos de ajuda ou gritos, todos os efeitos que são falsos para convencer as vítimas a responder às demandas.

Os golpistas parecem escolher suas vítimas aleatoriamente.

“Eles discam números sequenciais até que a chamada seja atendida por alguém que eles possam chocar ao acreditar que seu filho foi sequestrado”, disseram as autoridades do CID em comunicado divulgado quarta-feira. “A abordagem do chamador é forte, bem estruturada e pode ser muito convincente”.

Se você receber essa ligação, o CID aconselha a tentativa de encerrar a ligação e, em seguida, confirme a segurança da pessoa que a pessoa que chama alega ter atendido, ou peça para ela colocar a criança no telefone.

Não confirme nem conte a eles detalhes sobre você ou sua família, dizem as autoridades.

Lembre-se de que os golpistas trabalham com medo e impulsividade para tentar coagir dinheiro de “resgate” de suas vítimas. Se você precisar ganhar tempo, peça ao interlocutor que repita os pedidos e diga que precisa de tempo para responder, aconselham os funcionários.

Se você suspeitar que um seqüestro real está ocorrendo, não hesite em entrar em contato com o escritório do FBI, o CID ou a agência policial mais próxima.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.