Como preencher o formulário ETIAS: confira os procedimentos

O ETIAS ainda não está disponível – a autorização de viagem só estará disponível e será exigida a partir de 2021. Mas já podemos adiantar algumas questões relacionadas a como preencher o formulário ETIAS e se você pode realizar todo o processo de solicitação sozinho.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.
Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

O formulário de inscrição ETIAS será obtido por meio de um processo online rápido e barato. Confira tudo a seguir.

Como preencher o formulário ETIAS: o que é importante saber

Se você deseja saber como preencher o formulário ETIAS, deve entender que na maioria dos casos, a autorização deve ser concedida em poucos minutos. O processo completo de registro e inscrição online não demandarão mais do que 10 minutos.

Assim como em outros sistemas que dispensam visto, a inscrição no formulário para a União Europeia exigirá que todos os solicitantes qualificados forneçam seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, informações de contato e passaporte.

Veja, então, como preencher o formulário ETIAS.

Fornecimento de informações

Você deverá acessar o site do ETIAS e fornecer algumas informações no formulário, como:

  • Nome completo;
  • Data e local de nascimento;
  • Gênero;
  • Nacionalidade;
  • Endereço;
  • Informações dos pais;
  • Informações sobre o passaporte (como: número, data e país de emissão e validade) e outros detalhes da nacionalidade;
  • Estado-membro do Espaço Schengen da primeira entrada prevista;
  • Informações sobre educação e emprego atual.

Além das informações básicas, você também deverá responder a perguntas relativas a:

  • Uso de drogas;
  • Terrorismo;
  • Tráfico humano;
  • Viagens para áreas de conflito;
  • Histórico criminal;
  • Histórico de emprego;
  • Informações sobre viagens feitas para a Europa;
  • Informações de segurança.

O site lembra, ainda, que o fornecimento de informações falsas ou enganosas durante o processo de inscrição para o ETIAS pode levar à negação da entrada do solicitante no Espaço Schengen.

Em alguns casos, um Estado-membro da zona Schengen poderá solicitar ao viajante que forneça informação ou documentos adicionais. Nestes casos, ele terá 96 horas para proporcioná-los, e a autoridade nacional do respectivo país-membro Schengen terá quatro semanas para decidir o que fazer. O solicitante poderá recorrer no caso de recusa de sua inscrição.

Fornecimento de documentos

O único documento oficial que será necessário fornecer para preencher o formulário ETIAS é um  passaporte biométrico. Os passaportes biométricos são preferíveis devido às suas vantagens para a segurança, como evitar a leitura sem autorização ou a falsificação do documento. Apesar de não ser obrigatório contar com um passaporte eletrônico para o registro no sistema ETIAS, é imprescindível possuir um passaporte válido.

Além disso, deverá informar um endereço de e-mail e um cartão de débito ou crédito para pagar a taxa de inscrição.

Observação: o Estado-membro para o qual a solicitação está sendo feita poderá exigir documentação adicional, se julgar necessário.

Veja aqui tudo o que precisa para viajar para a Europa: documentos, euros e planejamento.

Pagamento da taxa de inscrição do formulário ETIAS

Assim que o seu formulário do ETIAS para Europa estiver completo, você deverá pagar o custo da sua autorização de viagem para que o processo seja concluído. Deverá ser efetuado um pagamento eletrônico em euro usando um cartão de crédito ou outros métodos de pagamento.

Com base nas informações do site Schengen Visa Info, o ETIAS custará 7 euros (pouco mais que R$ 30, de acordo com a cotação de fevereiro de 2020) por cada aplicação. O valor informado é válido apenas para adultos acima de 18 anos de idade, pois os menores de 18 anos idade não terão que pagar nenhuma taxa.

Espera pela resposta

A autorização do ETIAS iniciará o processamento – será revisada e enviada – logo depois de concluído o pagamento.

Dessa forma, poucos minutos após o envio de sua solicitação, você receberá uma resposta por e-mail sobre o status de sua aplicação para o ETIAS.

Se aprovado, parabéns! Porém, se seu formulário for recusado, você receberá uma mensagem de rejeição, com os respectivos motivos pelos quais sua solicitação ETIAS não foi aceita. Você pode recorrer dessa decisão ou, dependendo do motivo da recusa, pode ajustar sua solicitação e tentar de novo.

Pensando em morar em Portugal?Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com ajuda do nosso guia Como Morar em Portugal.
Num só lugar, você aprenderá o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal e tudo sobre custos de vida, as melhores cidades para viver, cidadania, vistos, documentos necessários, educação e muito mais.
Receba grátis o índice e primeiras páginas!

RECEBER AMOSTRA »

Como preencher o formulário ETIAS ajuda

Com base na experiência de países que utilizam sistemas similares para autorização de viagem (Estados Unidos, Canadá, Austrália), estima-se que 95% dos solicitantes, ou mais, serão aprovados e terão a confirmação enviada em minutos. Não serão coletadas impressões digitais e outros dados biométricos do requerente.

Como preencher o formulário ETIAS: posso fazer todo o processo sozinho?

Sim. O procedimento é rápido (concluído em apenas 10 minutinhos), simples (preenchimento do formulário) e online (você não precisa sair de sua casa para solicitar a sua autorização de viagem).

Não consegui preencher o formulário. E agora?

Como falamos, as informações devem ser fornecidas pela internet e é bem simples fazer a sua solicitação e entender como preencher o formulário ETIAS. Mas, se você tiver alguma dúvida, pode verificar questões ou averiguações relacionadas à autorização ETIAS na seção FAQs, com as perguntas mais frequentes e suas respectivas respostas.

Você também pode acessar a página de contato do ETIAS para preencher o formulário e deixar um comentário, enviar um e-mail com sua dúvida para info@etiasvisa.com.br ou ligar para o telefone do ETIAS Visa (+55 119 532 55767).

Observação: até fevereiro de 2020, não há empresas que tratem do ETIAS para o viajante.

Vale a pena utilizar empresas que ajudam a preencher o formulário ETIAS?

O processo de como preencher o formulário ETIAS é simples; basta você ler todas as instruções e responder todas as informações corretamente para conseguir a sua autorização de viagem. No entanto, algumas pessoas poderão precisar de ajuda. Então, para elas possa ser uma boa alternativa contratar empresas especializadas em fornecer esse apoio, que, certamente, oferecerão esse apoio ao viajante quando a autorização de viagem estiver prestes a ser exigida para a Europa.

Familiares e amigos podem ajudar

Outra dica para as pessoas com dificuldades para preencher o formulário é procurar ajuda com familiares ou amigos que tenham feito o ETIAS ou que entendam do procedimento de solicitação.

Caso tenha dúvidas, você também pode verificar as perguntas e respostas do FAQ ou entrar em contato com o ETIAS Visa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: