Atualmente, não faltam argumentos que justifiquem a necessidade da reciclagem de resíduos. A nível global, por meio desse reaproveitamento, seria possível economizar milhões de reais com uma reutilização 100% eficiente e inteligente. E, acredite: esse modo de pensar pode ser adotado em uma escala menos ampla, como em seu condomínio por exemplo. Para isso, é preciso entender como a tecnologia ajuda na reciclagem.
Além do aspecto financeiro, o descarte de lixo irregular em aterros ilegais, rios e oceanos, causa um grande prejuízo ao meio ambiente. No entanto, felizmente, esse grande problema ecológico tem solução. Algumas empresas inovadoras vêm mostrando como a tecnologia ajuda na reciclagem. O que acha de conhecer um pouco sobre o assunto e refletir como essa estratégia pode ser implementada em seu condomínio? Confira:
O cenário da reciclagem nos condomínios
Tradicionalmente, alguns condomínios já realizam a coleta seletiva. Essa coleta é depois encaminhada às cooperativas e aos depósitos de resíduos recicláveis. No entanto, muitos desses locais não conseguem prestar um serviço pontual.
Além disso, é preciso reconhecer que é difícil garantir o final das mercadorias recicladas. A sorte é que alguns empreendimentos pretendem solucionar esses problemas!
A combinação de reciclagem e empreendedorismo
Algumas empresas vieram para quebrar o paradigma de que tecnologia e reciclagem não podem andar juntos. Inclusive, uma delas chega a oferecer uma conexão inteiramente colaborativa e digital entre a origem do lixo e se destino final de maneira direta. A Cataki é um negócio que nasceu com o objetivo de conectar catadores de lixo à pessoas que querem se livrar de seus resíduos em uma destinação mais consciente.
Através do aplicativo da Cataki você pode encontrar catadores que estão dispostos a recolher o seu lixo e dar o encaminhamento correto à ele, com contato direto, transparente e rápido. Além de resolver o problema ambiental, a empresa também faz um importante trabalho de trazer reconhecimento e renda à esses agentes tão importantes da nossa economia, que são os catadores.
Pensando em seu condomínio, é indicado selecionar um funcionário que seria responsável pela utilização da plataforma. Assim, todo o lixo é despachado de uma vez só. Temos certeza de que seus moradores vão adorar essa novidade!
Como a tecnologia ajuda na reciclagem em grande escala
Outra empresa que crescente enquanto combate esse sério problema ambiental é a B2Blue. O objetivo do negócio é fazer a intermediação dos resíduos industriais entre empreendimentos que podem reaproveitar esses materiais na fabricação de outros produtos.
Atuando por meio do antigo conceito de que o lixo de uns pode ser o tesouro dos outros, a B2Blue resolve o problema da disposição de resíduos de uma empresa, enquanto oferece matéria-prima para outra. O negócio hoje já movimenta mais de 700 mil toneladas de material por mês em mais de 60 mil clientes.
Gostou de ver como a tecnologia ajuda na reciclagem por meio dos cases de sucesso de algumas empresas? Então, o que acha de adotar essa prática para simplificar o processo no seu condomínio?
Fonte: https://lar.app/blog/