Assembleia ordinária

Como fazer uma prestação de contas assertiva

Assembleias Ordinárias: como fazer uma prestação de contas assertiva

Por Letícia Duarte*

Chega um novo ano, um novo ciclo e com ele várias obrigações e compromissos. Para quem mora em condomínio, há ainda um adicional: a famosa Assembleia Ordinária.

A prestação de contas da gestão é sempre muito aguardada e a transparência é a diretriz essencial. Os relatórios, precisam ser claros e mesmo que detalhados, precisam ser objetivos para uma melhor compreensão.

Dentre os relatórios a serem disponibilizados, está o Comparativo Financeiro entre o Previsto e Realizado, que possibilita uma análise sistêmica das contas. São os resultados desse diagnóstico, aliado aos índices de aumento do mercado e ao histórico do condomínio, que poderão justificar o reajuste proposto para a cota condominial do novo exercício.

Nos relatórios e no momento da explanação, o síndico também deve apresentar o andamento das manutenções e melhorias executadas para a conservação do condomínio. É importante que nessa oportunidade, o síndico solicite um feedback sobre a sua atuação, devendo haver, por parte de todos, maturidade, gentileza e sensatez, visto que esse compartilhamento de ideias e sugestões, tem por objetivo a construção de um ambiente melhor para se viver.

Embora a assembleia ordinária possa simbolizar o fim de um mandato, ela também é o início de outro; e para que este novo ciclo seja produtivo, o síndico deve alinhar junto aos condôminos, através de um Plano de Gestão, as prioridades do condomínio. Deste modo, além de criar uma gestão colaborativa, ele tem a oportunidade de demonstrar a importância do papel do síndico na gestão do patrimônio comum a todos.

Por Letícia Duarte; graduada em Gestão de Recursos Humanos; possui especialização em Liderança, Oratória, Relações Humanas e Desenvolvimento Emocional pela Nobre Treinamentos. Atua há 07 anos no segmento de Administração de Condomínios como Síndica Profissional e Gerente Financeiro, desenvolvendo estratégicas de valorização das edificações, através do planejamento de manutenção e conservação predial, relações humanas e gerenciamento de conflitos. Também atua como Instrutora de cursos de Administração de Condomínios nas escolas IMEP e SECOVI com sede em Balneário Camboriú/SC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.