Entenda como funciona o empréstimo para reforma de casa

Há linhas de crédito específicas para quem pretende comprar materiais e contratar mão de obra

Fonte: ZAP em Casa

AutorZAP em Casa    

Financiamento não está disponível apenas para quem pretende comprar um imóvel. É possível conseguir um empréstimo para reforma de casa, até com mais facilidade do que o para compra. Há uma série de linhas de crédito à disposição dos clientes na rede bancária. Elas podem ser específicas para quem pretende reformar o imóvel ou na forma de créditos livres, em que a pessoa pode utilizar para qualquer finalidade. 

“O financiamento específico para quem deseja reformar é uma linha de crédito destinada a quem tem imóvel próprio, ou seja, o interessado tem que ser proprietário da unidade habitacional que deseja reformar ou ampliar”, explica o economista João Bosco de Oliveira, perito econômico-financeiro e avaliador de imóveis. 

empréstimo para reforma de casa
O empréstimo para reforma é uma opção para deixar o seu lar ainda mais bonito (Foto: Shutterstock)

Segundo ele, uma das opções é o cliente oferecer o imóvel a ser reformado como garantia. Nesses casos, os prazos para pagar podem chegar até a 300 meses, com financiamentos de até 80% da obra e taxas de juros variando de 6 a 15% ao ano. Nesses casos, os bancos costumam exigir projeto e orçamento para subsidiar a análise do crédito a ser oferecido. 

Em outras linhas de crédito, que mais se assemelham ao crédito pessoal bancário, em geral encontraremos prazos menoresaté 60 meses, sem exigências de que o imóvel seja dado como garantia. O cliente terá a liberdade de usar o valor como quiser, porém com as taxas de juros são bem mais elevadas”, diz o economista. 

Segundo ele, para todas as modalidades, as pessoas devem comprovar a capacidade civil (maioridade e nacionalidade), renda e não possuir restrição cadastral.  Alguns bancos ofertam também um cartão de crédito específico para compra de material de construção, como é o caso do Construcard, da Caixa ou do Banco do Brasil, que tem taxas médias de juros na faixa de 18% ao ano  e prazo de até 240 meses para pagar”. 

Oliveira afirma que o Governo oferece, para os trabalhadores que têm mais de três anos de carteira assinada e saldo na conta de FGTS, o Fimac FGTS. É uma modalidade de financiamento para material de construção com juros de até 12% ao ano. O valor da reforma precisa ser inferior a R$ 20 mil, em imóveis de até R$ 500 mil. O prazo de devolução está em 10 anos (120 meses). 

Praticamente, todos os bancos fazem empréstimo para reforma de casa

Essa modalidade de empréstimo para reforma de casa é encontrada em praticamente todas as instituições bancárias. São produtos bastantes semelhantes, se diferenciando apenas pela forma como o cliente terá acesso ao crédito ou as garantias oferecidas. Para os financiamentos específicos, o dinheiro é liberado de acordo com o andamento da obra. 

Para as demais modalidades o crédito será disponibilizado para o cliente de forma livre, em conta, ou através de um cartão que pode ser utilizado em rede credenciada destinado a material de construção. Há pouca demanda, se comparada às linhas habitacionais tradicionais”, diz Oliveira.  

empréstimo para reforma de casa
(Foto: Shutterstock)

Destinado para pessoas físicas e residências 

O empréstimo para reforma de casa  é destinado exclusivamente para pessoas físicas e imóveis residenciais. Há seguros obrigatórios a serem contratados, como o de danos físicos ao imóvel (DFI) e morte ou invalidez permanente (MIP). 

O processo para obtenção do crédito dependerá dos documentos entregues e avaliados pelo banco, não podendo faltar qualquer tipo de documento. Porém, o fator que pode inviabilizar a operação é a falta de cronograma e do estudo de viabilidade da obra, bem como os documentos comprobatórios de renda”, ressalta o economista Maurício Godói. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.