Veja como se tornar um zelador

Saiba quais são as funções do profissional e o que ele precisa ter para ocupar o cargo

Fonte: ZAP em Casa

Como já diz o próprio nome, a função primordial do zelador é a de zelar pelo edifício, mas vai muito além disso. Na prática, o profissional acaba se tornando a pessoa de confiança do síndico ou da administradora do condomínio e também exerce uma função administrativa. Um cargo de liderança diante dos demais funcionários do empreendimento e também de fiscalização para manter tudo em ordem.

O zelador, em muitos casos, torna-se essencial para garantir o bom funcionamento do edifício. E, como é um profissional que precisa estar em contato com muita gente, precisa ter habilidade no trato com administradores, condôminos, funcionários e prestadores de serviços e visitantes. Veja nossas dicas para se tornar um zelador.

zelador
O zelador precisa ter noções de gerenciamento de pessoas. Ele também deve ter um checklist de afazeres diários, semanais, mensais e outros (Foto: Shutterstock)

Função do zelador

A função do zelador está descrita na convenção coletiva, que varia de acordo com cada estado. Mas algumas atividades são comuns a qualquer lugar. “Cada estado tem a sua convenção coletiva, mas a descrição normalmente segue a mesma. A função principal é gerenciar os trabalhos de todos”, explica o advogado Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Karpat Advogados.

A atribuição do zelador é de fiscalizar o que está acontecendo no condomínio e fazer cumprir as determinações do regimento interno e do síndico. “Compete a ele fazer contato direto com a administradora e agir como preposto do síndico. Ele deve interagir com o síndico, fazendo o que ele quer que seja feito, entregando as contas e transmitindo as ordens para os demais funcionários, e também com a administradora, como por exemplo entregar os documentos que precisam ser assinados”, acrescenta.

Fiscalização

O zelador também serve para fiscalizar e fazer cumprir as obrigações dentro do condomínio. “Se na reunião de condomínio ficou determinado que ninguém pode entrar de roupa na piscina, por exemplo, o zelador deve fazer a fiscalização para que as obrigações sejam cumpridas. Então ele deve fiscalizar as áreas comuns, o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas”, detalha Rodrigo Karpat.

Diante de tantas atribuições, é bastante comum que seja feito um cronograma das tarefas a serem cumpridas diariamente. “O zelador precisa avaliar se há vazamentos, ver o relógio da água, verificar a piscina, os portões e todos os equipamentos. Ele precisa deixar tudo funcionando perfeitamente. Então se estabelece uma rotina de trabalho para o zelar e ele se adequa no dia a dia”, complementa o advogado.

Atribuições do zelador

Rodrigo Karpat ainda pontua funções que o zelador está permitido de realizar e o que não está dentro das suas atribuições. “O zelador não é um porteiro, mas como funcionário maior, ele pode cobrir a folga da portaria, fazer a limpeza, mas para isso, pela convenção, ele precisa ganhar um adicional por acúmulo de função, que é de 20%. E o que o zelador não pode é atender os condôminos individualmente em horário de trabalho. Ele só pode atender se tratar do coletivo. Por exemplo, se quebrou uma torneira de um apartamento e o problema está só interno, não pode, mas se influencia na água do condomínio como um todo, ele pode”, detalha.

Perfil

Apesar de não existir nenhuma exigência para exercer o cargo, alguns pontos podem ser positivos para o profissional que deseja ocupar esse cargo. “Não existe obrigatoriedade legal do que precisa para ser um zelador, mas é salutar que ele tenha cursos de manutenção, que saiba fazer gerenciamento de pessoas, que tenha conhecimento de computação. Quanto melhor zelador ele for, mais o mercado vai absorver e também pagar melhor”, garante Rodrigo Karpat. Também não é obrigatória a contratação de um zelador para o condomínio. “É um hábito que o brasileiro tem, mas depende também da cultura dos moradores do prédio porque eles mesmos podem ajudar o síndico a fiscalizar e comunicar, mas ainda dependem da figura do zelador, muitas vezes”, conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.