Como proteger o condomínio em épocas de chuva

Segundo o Código Civil, atuar na preservação do espaço físico do condomínio e garantir o seguro condominial são alguns dos deveres do síndico. Sendo assim, quando pensamos no verão, essas atribuições ganham destaque, pois é necessário proteger o condomínio das chuvas.

Portanto, é preciso tomar algumas atitudes em relação à manutenção do empreendimento e conscientização dos moradores para proteger o condomínio das chuvas. Assim,é garantida a segurança de todos os que vivem nessa comunidade e prejuízos são evitados. Pensando nisso, nós da LAR separamos algumas dicas sobre o tema. Confira:

Para proteger o condomínio das chuvas, comece o trabalho antes

Para garantir que o condomínio estará prevenido em época de chuvas, garanta que todas as manutenções estejam em dia. Confira pontos que merecem atenção:

Saídas de água

Mantenha os ralos, calhas, grelhas e telhado sempre limpos, principalmente quando existe vegetação próxima às áreas do condomínio. Assim, evita-se que a água decorrente das chuvas fique represada nos locais, causando inundações.

Bombas hidráulicas

É preciso garantir que o sistema de bombas hidráulicas que levam a água da chuva da chuva para as redes pluviais ou de via pública esteja funcionando. O recomendado é que haja certa redundância. Ou seja, o condomínio deve possuir uma quantidade considerável de bombas e regulá-las para que acionem em diferentes níveis de água.

Estrutura física

Faça constantes avaliações na estrutura do empreendimento. Confira se existem vazamentos ou infiltrações pelo condomínio. Essas danificações podem ser agravadas com um grande volume de chuva. Além disso, verifique se o telhado está em boas condições. Dessa forma, evita-se que ele seja danificado ou voe e danifique outras partes do condomínio, em decorrência de fortes ventanias. Também verifique a situação dos para-raios.

Vegetação

Assim como a estrutura física, a vegetação do condomínio também merece atenção. Verifique a saúde das árvores e agende constantes podas com a prefeitura. Com isso, é evitado que árvores caiam, danifiquem as áreas do empreendimento ou machuquem moradores.

Sinalização

Confira se as áreas comuns do condomínio estão devidamente sinalizadas de acordo com a NBR 5419/2015. Essa sinalização deve indicar que os moradores não devem circular pelas áreas comuns do condomínio durante tempestades.

Como os moradores podem ajudar na prevenção contra tempestades?

O auxílio dos moradores é de extrema importância para que a segurança de todos seja garantida na prevenção contra tempestades em condomínios. Veja algumas atitudes a serem tomadas:

  • Manter-se longe da piscina do condomínio ou de campos muito abertos. Isso garante a prevenção contra raios ou possíveis galhos que estejam voando por conta da ventania;
  • Evitar o trânsito por áreas mais baixas do condomínio, como os subsolos e garagem. Caso o local inunde rapidamente, o resgate pode ser difícil;
  • Evitar entrar com o carro na garagem se a entrada estiver comprometida com a força da água;
  • Não correr nas áreas externas do condomínio, evitando quedas e acidentes.

O que fazer quando o condomínio é afetado por tempestade ou enchente?

Quando o condomínio é afetado por uma tempestade ou enchente, o síndico deve buscar saber se alguma pessoa teve sua integridade física acionada. Porém, isso deve ser feito com a ajuda de profissionais, acionando o corpo de bombeiros.

Além disso, o síndico deve certificar-se de que todas as manutenções foram realmente realizadas. Também é necessário acionar o seguro condominial o mais rápido possível, para que os prejuízos sejam colocados no papel.

Contratar uma perícia é uma excelente atitude, pois vai determinar de quem é o dever de arcar com as despesas decorrentes dos problemas gerados. Se a responsabilidade for da Prefeitura, o primeiro passo é procurar os canais de atendimento para comunicar o ocorrido e tentar uma conciliação. Se isso não funcionar, não restará outra alternativa senão a de buscar o ressarcimento pela via judicial.

Prevenção contra enchentes no condomínio: um papel de todos

Como você viu, a prevenção contra enchentes no condomínio é um papel do síndico, mas os condôminos precisam estar alinhados nesse combate também. Com moradores engajados, que cobram as manutenções do condomínio e um síndico atento, as chances de prejuízos físicos e patrimoniais diminuem!

Fonte: https://lar.app/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.