Trabalho aos domingos e feriados – MP 905/19

Pedro Pezzini Siqueira de Menezes

A medida provisória 905/19 mudou completamente o paradigma do trabalho aos domingos e feriados, pois agora a regra geral permite expressamente o trabalho nestes dias

 

medida provisória 905/19 alterou significativamente as relações de trabalho no Brasil. Dentre essas alterações destaca-se a mudança de padrão no que se refere aos domingos e feriados.

Como regra geral, o trabalho aos domingos era proibido e dependia de negociação coletiva ou de autorização estatal para poder ser praticado. Existiam autorizações permanentes, concedidas por lei para certos tipos de atividades (siderurgia, serviços funerários etc.) e autorizações provisórias que dependiam do preenchimento de vários requisitos.

Imagem relacionadaCom a evolução das relações sociais, o comércio varejista também teve suas atividades permitidas aos domingos, mas ainda dependia de negociação sindical, o que muitas vezes acabava gerando custos extras aos empregadores.

A medida provisória 905/19 mudou completamente o paradigma do trabalho aos domingos e feriados, pois agora a regra geral permite expressamente o trabalho nestes dias.

Esse é o novo padrão, completamente distinto do anterior.

Há, contudo, regras a serem observadas: para o setor de comércio, foi estabelecido que o repouso semanal deverá coincidir com o domingo, no mínimo, uma vez no período máximo de quatro semanas. Já para a Indústria aos domingos deve ser, no mínimo, uma vez a cada sete semanas.

Surge, assim, uma ótima oportunidade para que as empresas adequem suas atividades de forma mais livre e sem intervenção estatal. No entanto, recomenda-se cautela na modificação das escalas e jornadas de trabalho antes da eventual conversão da medida provisória em lei, pois o Congresso Nacional poderá barrar a autorização dada pelo Poder Executivo, como já fez com a medida provisória 881, que foi posteriormente convertida como Lei da Liberdade Econômica.

______________

*Pedro Pezzini Siqueira de Menezes é  advogado  no  Rocha e Barcellos Advogados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.