Marketing digital para o síndico profissional

Estratégia ajuda o gestor a prospectar mais clientes. Confira as dicas de Rafael Lauand

Por Thais Matuzaki

Por Rafael Lauand*

Marketing digital… como prometi recentemente em um evento de Síndicos Profissionais, escrevi esse artigo (dessa vez um pouco mais extenso que o de costume) para ajudar na rota digital do mercado de condomínios e espero que eu ajude você a prospectar mais clientes. Neste artigo para o básico de marketing digital, vou focar em dois pontos principais:

  • Por que você precisa de marketing digital;
  • Os componentes de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.

Agora pegue uma xícara de café e vamos ao que interessa! Primeiramente, a definição em termos mais simples: marketing digital significa comercializar seu serviço (ou produtos) usando a internet e mídia digital como o meio.

O marketing digital é uma espécie de termo abrangente que inclui diversas estratégias modernas de marketing. Estamos falando de táticas de marketing que envolvem chegar aos condomínios através de marketing on-line (Internet, telefones celulares) e marketing de mídia social (Facebook, Instagram, etc).

Por que o Síndico Profissional precisa de marketing digital?

Se você está hesitando em investir em marketing digital, aqui estão alguns pontos para convencê-lo da importância de ter um plano de marketing online para o Síndico Profissional. Separei 4 grandes motivos (sem contar trazer mais clientes):

  1. Ainda há muita oportunidade no setor de condomínios, quando falamos em marketing digital, ou seja, a concorrência (ainda) não está usando. Você sabia que 78% dos proprietários de pequenas empresas usam as mídias sociais em sua estratégia de marketing? De lojas de roupa a postos de gasolina, todos estão usando o marketing digital para estabelecer uma presença de marca hoje. Porém isso ainda não é uma realidade no mercado de condomínios, basta você procurar ‘síndico profissional’ no seu buscador favorito e verá que essa busca é ocupada mais por administradores do que síndicos.
  2. Uma rede maior de potenciais clientes: O marketing digital permite que você chamar a atenção de seus potenciais condôminos através de uma variedade de maneiras. Por exemplo, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO, sigla em inglês), que vamos comentar em breve aqui, ajuda você a atrair clientes de forma orgânica (não remunerada). Por outro lado, o marketing performance (pago por clique) usa anúncios pagos para atrair o público. Usando diferentes abordagens, você pode alcançar um público mais amplo que pode ter um grande impacto no reconhecimento do seu serviço.
  3. Acompanhe seu desempenho facilmente: graças às ferramentas de análise facilmente disponíveis on-line, você pode acompanhar como suas campanhas de marketing estão se saindo em tempo real. E é tão diferente das formas tradicionais de marketing, onde você teve que esperar meses para determinar o que está funcionando e o que não está! Com o marketing digital, você pode observar quais aspectos de sua estratégia precisam de ajustes e fazer mudanças. Isso lhe dá um enorme controle sobre suas campanhas de marketing e seu orçamento.
  4. ‘Escolha’ seus potenciais clientes de forma eficaz: você pode imaginar segmentação de um público com base no gênero, linguagem e localização através de meios tradicionais de marketing? Gostaria de destacar a localização, imagine atuar em mais condomínios e mais próximos entre eles! Essa é uma das coisas que eu amo no marketing digital. Você pode escolher quem visita seu site e quem vê seus anúncios. As ferramentas de segmentação disponíveis hoje são incríveis em ajudá-lo a direcionar o público.

E estas são apenas algumas das várias vantagens do marketing digital para o síndico profissional. Uma vez que você sabe como lidar com suas campanhas de marketing com sucesso, você pode ficar à frente da concorrência e (novamente) aumentar suas vendas. E agora que você sabe por que precisa conhecer o básico de marketing digital, vamos ver o que contribui para uma estratégia eficaz.

Quais são os princípios de marketing digital de uma estratégia bem-sucedida?

Antes de decidir investir seu tempo e recursos em estratégias, é importante que o síndico profissional entenda o básico de marketing digital. Uma estratégia de marketing eficaz pode incorporar uma variedade de componentes como:

  • Design do site
  • Otimização de mecanismos de busca
  • Publicidade nas redes sociais
  • Publicidade paga por clique
  • E-mail
  • Conteúdo

Algumas considero mais importantes que outras, mas o importante é você entender como cada uma dessas estratégias (da maneira correta) vai crescer a presença da sua marca de uma forma poderosa.

Design do site

Seu site é a cara do seu negócio. Sua estrutura, cor, design e até mesmo escrever (conteúdo) afetam a maneira como seu público percebe seu serviço.

É por isso que ressalto que seu site deve refletir seu estilo de marca e personalidade, além do tema principal: condomínios. Considere o seu site uma extensão importante do seu negócio.

Crie uma estrutura de site fácil de navegar. Um site deve ser estruturado de uma forma que os condôminos (nesse caso os potenciais clientes) de entrada possam explorar facilmente. Cada página web deve ser marcada e rotulada para que os usuários possam encontrar o que precisam. Para começar, sugiro que seu site tenha páginas como:

  • Página inicial
  • Lista de serviços
  • Sobre você ou a equipe
  • Blog
  • Informações de contato

Monitore seu site regularmente! Se você acha que o design do site é um trabalho só, pense novamente. Com os mecanismos de busca mudando e as tendências de design atualizando constantemente, você precisa estar atualizado.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Então você criou uma obra-prima de um site. Agora tudo o que resta é fazer com que seu público-alvo encontre-o. Isso é o que a otimização do motor de busca faz. De acordo com o Hubspot (um dos principais softwares de marketing do mundo), 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras.

Quando seu potencial condômino está procurando um síndico profissional é mais provável que procure no Google primeiro. Para ser encontrado entre diversos síndicos (e administradores), seu site deve ser otimizado para os motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.)

O que significa otimizar seu site? Otimização de mecanismos de busca é o processo de melhoria da visibilidade de um site em páginas orgânicas (não pagas) de resultados de mecanismos de pesquisa. Isso garante que seu site apareça dentro dos principais resultados sempre que alguém entra em sua palavra-chave na barra de pesquisa.

Publicidade nas redes sociais

Publicidade em redes sociais significa usar plataformas de mídia social para promover e vender seu serviços. Se você quiser dominar o básico de marketing digital, aqui está um ótimo começo. Recomendo que você comece por aqui.

Uma das principais vantagens da publicidade em canais sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, etc. é que você pode escolher seu público-alvo.

Ainda de acordo com o Hubspot, 92% dos empresários dizem que a mídia social é crucial para seus negócios. Na verdade, esse mesmo relatório diz que mais da metade das pessoas que têm usado publicidade de mídia social por pelo menos dois anos relataram que os ajudou a aumentar as vendas.

Então, quais redes sociais você, Síndico Profissional, deve usar?

LinkedIn: Comece criando um perfil aqui. Essa é uma rede essencial para a construção de sua marca e a criação de fortes conexões de negócios. Você pode usá-la para compartilhar conteúdo, manter-se atualizado com as tendências e se conectar com outros síndicos.

Facebook: Uma página do Facebook para sua marca torna você mais detectável e é uma ótima maneira de se conectar com potenciais condôminos.

Instagram: Essa plataforma oferece várias ferramentas para ajudá-lo a se envolver com seu público. Com 500 milhões de usuários ativos mensais (pessoas que entram todos os meses), o Instagram está crescendo extremamente rápido. Dentro dessa rede, uma ótima ferramenta para interagir com o público é o stories. Você pode criar enquetes, abrir um campo para responder dúvidas e fazer vídeos rápidos.

Twitter: Essa plataforma ainda é pouco utilizada no Brasil em comparação com outros países como os Estados Unidos, mas fique atendo que os usuários estão crescendo!

E-mail marketing

Antes que você pergunte, sim, o tradicional e-mail ainda funciona. Na verdade, mais de 80% das empresas usam o marketing por e-mail hoje. Porque? Para cada 1 dólar gasto, o e-mail marketing chega retornar 38 dólares, em média nos Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 34% das pessoas usam e-mail.

É por isso que o marketing por e-mail se tornou muito mais competitivo agora; é um dos canais mais eficazes deste artigo de marketing digital. A chave é fazer com que seus e-mails se destaquem, o que é mais fácil dizer do que fazer. Até porque, bombardear clientes e condôminos com e-mails só prejudicará sua imagem de marca.

Publicidade paga por clique

Essa é uma forma de publicidade que é usada para trazer os visitantes ao seu site usando anúncios de pesquisa para os quais você só paga quando alguém clica. Além do Google Ads, o Facebook também é uma plataforma PPC (sigla popular dessa modalidade).

Por que o PPC é tão popular entre os anunciantes? Porque os ajuda a atrair tráfego de qualidade. Ao colocar anúncios que só são exibidos quando frases de pesquisa específicas são usadas ou em sites que têm um tipo específico de base de público, você pode atrair potenciais condomínios.

Se isso não for suficiente, considere o seguinte: você só paga por cliques e você pode monitorar o desempenho de seus anúncios em tempo real.

Marketing de conteúdo

Quando se trata do básico de marketing digital, um componente que tem sido a conversa da cidade é o marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia de marketing digital que se concentra na criação de relacionamentos fortes com seu público, dando-lhes conteúdo relevante.

Este conteúdo pode ser posts, artigos, boletins informativos por e-mail, estudos de caso, artigos de pesquisa, relatórios, infográficos, vídeos, webinars, e-revistas, e-books, e muito, muito mais. Aqui podemos ressaltar o Sindiconet, e sim, vale a pena ressaltar pois é uma referência para mim.

Concluindo

Bem, isso era o que eu tinha para ajudar o Síndico Profissional com os primeiros passos no marketing digital! Embora este seja um campo cada vez maior, ainda é um oceano de oportunidades para síndicos.

O desafio número 1 para a maioria dos síndicos é que é difícil ter tempo para controlar tudo isso, mas eu realmente sugiro que você escolha 2 ou 3 desses canais. Também é possível contratar especialistas que são experientes e qualificados em cada área de marketing digital.

Mas agora que você sabe o básico, você está melhor preparado para tomar decisões sobre como aumentar suas vendas no mundo digital. Sentindo-se um pouco sobrecarregado? Eu repensaria em alguns dos seus fornecedores e não deixaria de lado o marketing digital.

Até o nosso próximo ‘café’ e não deixe de me seguir nas redes sociais.

(*) Rafael Lauand (@rafalauand) é Engenheiro de Produção formado pela UFPR; especialista em controladoria e finanças pela UFPR; especialista em ‘Data Science’ pela John Hopkins University; sócio-fundador da LAR.app Administradora de Condomínios; professor do INSPER no curso de Direito das Startups; e conselheiro de empresas de tecnologia. Rafael foi um dos pioneiros no mercado de startups da geração ‘mobile’, com atuação desde logística à saúde, e também teve experiência como sócio de algumas startups de tecnologia brasileiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s