Modelos de contrato de honorários advocatícios

Luciano Martins

Com tantas formas de se relacionar com clientes, hoje boa parte de nossa rotina se resolve por mensagens instantâneas de celular. Fechar contratos e honorários não é muito diferente. Não há nada de errado nisso, se você formalizar o acordo verbal em um contrato.

Quando se trata de executar honorários advocatícios, ainda que a formalização do serviço em um contrato de honorários não seja obrigatória, é melhor tê-la, para a saúde do escritório de advocacia.

Isso porque ouvimos sempre de advogados: a inadimplência é o principal problema do escritório, além da necessidade de cortar custos. Então, certamente você já deve ter tido a experiência de entrar com uma ação de cobrança de honorários. O impacto dela, sobretudo em escritórios de pequeno a médio porte, pode ser fortemente sentido, além de todo o estresse de uma ação.

Mas como os contratos de honorários advocatícios ajudam a diminuir o índice de ações de cobrança? É o que você verá neste post, que vem ainda com extra de kit de modelos de contratos gratuito para baixar!

O contrato de serviços advocatícios

Com tantas formas de se relacionar com clientes, hoje boa parte de nossa rotina se resolve por mensagens instantâneas de celular. Fechar contratos e honorários não é muito diferente. Não há nada de errado nisso, se você formalizar o acordo verbal em um contrato.

De fato, a solenidade não é obrigatória, e a inexistência dela não complica o pagamento. Mas, ao abrir mão dessa segurança, os riscos surgem. Um deles é a inadimplência.

Por isso, vou explicar, neste post, como um contrato pode ajudar a minimizá-la.

Visão do perfil financeiro do cliente

Nem sempre, ao fechar o atendimento, o advogado considera o perfil financeiro do cliente. Ao formular um contrato de honorários, você e o cliente necessariamente deverão partir de uma análise da real capacidade de pagamento.

Com essa visão, podem negociar modalidades de contrato mais adequadas, mas também incluir cláusulas que visem resguardar o seu exercício profissional, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Formalização é transparência

Talvez parece burocratização, mas também, se bem feita, a formalização também é sinônimo de transparência. Ao explicitar e detalhar para o cliente cada item de seus serviços, você deixa claros prazos, valores e condições de pagamento, bem como possíveis medidas em caso de inadimplência e demais obrigações.

Ao cliente cabe, então, conscientemente decidir pela aceitação ou não da proposta de valor.

Outro ponto é que esse detalhamento também facilita a organização do cliente, dando condições para que se prepare para honrar seu débito.

Prova de contrato

Apesar de os honorários advocatícios estarem garantidos em negociações verbais e até por atendimento pelo Whatsapp, escritórios, assim como clientes, podem ter mais trabalho para provar que certos serviços e condições foram, de fato, discutidas e aceitas por ambas as partes.

Nesse caso, o contrato resolve boa parte dos problemas oriundo disso. Além disso, como título executivo, ele é garantia suficiente para a execução do pagamento, em caso de inadimplência.

Modelos de contrato de honorários que você precisa ter

Agora que mostramos como um contrato de honorários minimiza a inadimplência, confira os vários modelos que criamos. Use cada exemplo de acordo com as necessidades da causa e atos previstos.

Você vai encontrar:

  • 15 Contratos de honorários advocatícios;
  • 3 Homologações de contrato de honorários;
  • Ação de Cobrança 
  • Apelação para pagamento de honorários advocatícios;
  • Arbitramento de honorários;
  • Execução de honorários;
  • Pedido de juntada de contrato de honorários;
  • Procuração; e
  • Recibo de pagamento.

Para baixar, acesse: [kit] modelos de contrato de honorários.

Para descobrir como fazer a gestão de seus contratos e demais documentos com facilidade, conheça também o SAJ ADV – software jurídico!

Quer ficar por dentro de tudo sobre modelos de peças processuais e contratos? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV – Software Jurídico.

1 comentário Adicione o seu

  1. Just Arbitration disse:

    Republicou isso em Justice for All.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s