Justiça da Itália mantém prisão perpétua de Cesare Battisti

Italiano foi extraditado do Brasil em janeiro deste ano e foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas.

 

Nesta terça-feira, 19, o Tribunal de Cassação da Itália confirmou a sentença de prisão perpétua de Cesare Battisti. O italiano ficou conhecido pelo seu ativismo de extrema esquerda, condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 1970.

O Tribunal julgou improcedente o recurso da defesa de Battisti que contestava decisão do Tribunal de apelação de Milão que, em maio deste ano, ordenou a prisão perpétua negando o pedido de 30 anos de reclusão.

Histórico

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios: dois policiais, um joalheiro e um açougueiro, entre os anos de 1978 e 1979. Para sair de sua terra natal, ele fugiu para a França e depois para o México antes de se estabelecer no Brasil.

No Brasil, a extradição de Battisti foi polêmica. Em 2007, a Itália pediu a extradição do italiano. Em 2009, o STF autorizou a extradição, no entanto, o então presidente Lula negou o retorno de Battisti ao país de origem com base em cláusula do Tratado Brasil-Itália, que permite a recusa à extradição por crimes políticos.

Em 2011, o STF manteve a decisão do ex-presidente Lula, em negar a extradição, e mandou soltar o italiano. Anos após a decisão de liberdade, em 2017, Battisti foi detido em Corumbá/MS, na fronteira da Bolívia, suspeito de evasão de divisas.

Em dezembro de 2018, o ex-presidente Michel Temer assinou decreto para extraditar Battisti após decisão do ministro Luiz Fux, do STF, determinar a prisão do italiano. Battisti foi extraditado no começo de 2019, já no governo de Bolsonaro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s