Após sofrer um derrame, homem passa a ver as coisas em miniatura

Em um intrigante caso publicado no jornal Neurocase, um homem de 64 anos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e passou a enfrentar uma condição que o fez enxergar todas as coisas em miniatura. Conhecida como micropsia ou “Síndrome de Alice no País das Maravilhas”, a enfermidade chegou a fazê-lo se ver com 70% do seu tamanho ao se olhar no espelho.

O homem chegou a um hospital na Holanda dizendo que estava com fraqueza no braço esquerdo e que tinha sofrido perda de visão temporária 11 dias antes de ir até à instituição hospitalar.

Os médicos realizaram uma tomografia do cérebro do paciente e constataram que ele tinha sofrido um derrame cerebral que afetou uma região nervosa relacionada à visão. A confusão foi tanta que o homem chegou a pensar que as suas roupas não cabiam mais — então ele começou a comprar camisetas GG, mesmo que vestisse tamanho M, pois tudo parecia pequeno demais.

O paciente tinha até receio em andar por certos tipos de corredores, pois muitos pareciam ser pequenos demais devido à condição neurológica a qual ele estava passando. Os médicos resolveram então estudar a anomalia, fazendo avaliações no computador e pedindo que ele que distinguisse tamanhos de cubos.

Ao ver dois cubos o homem sempre pensava que o menor deles era o da esquerda — isso mostrou aos especialistas que havia algo de errado no campo visual esquerdo do paciente em decorrência do AVC.

Apesar do diagnóstico de micropsia, os médicos ainda não conseguiram descobrir por que o paciente adquiriu tal condição. Isso porque, geralmente, a condição é causada por outras circunstâncias como epilepsia e o uso de drogas. Uma hipótese é que a característica que diminui tudo que ele enxergava surgiu como uma reação do sistema visual para compensar o dano.

Os pesquisadores dizem que o AVC pode ter causado no paciente “impedimentos visuais contra-lesionais, no qual um processo inconsciente de alta ordem tenta compensar o preço de criar um mundo ‘encolhido’”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s